Iguaçu Celulose recebe certificado de Responsabilidade Ambiental

Empresa foi a primeira do município a receber certificação pela Câmara Municipal por iniciativas de preservação ambiental

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais realizou sessão especial na noite de quarta-feira, 06, um dia após a data em que se comemora o Dia Internacional do Meio Ambiente, para realizar a entrega do primeiro certificado “Responsabilidade Ambiental de São José dos Pinhais”.

A certificação foi entregue em forma de Diploma e troféu à empresa Iguaçu Celulose, Papel S.A. do grupo Imaribo, por suas ações a favor da natureza, do Meio Ambiente e dos interesses ecológicos, através da indicação do então vereador Carlos Machado e de conformidade com o Decreto Legislativo nº 634/2007.

Prestigiando o acontecimento estiveram presentes diretores do grupo Imaribo, funcionários da empresa homenageada, autoridades municipais, membros da sociedade local e de entidades ligadas ao meio ambiente. O ato solene foi conduzido pelo presidente do Legislativo, vereador prof. Assis Manoel Pereira e contou com a presença do prefeito Municipal, Leopoldo Meyer, do vereador representante da Comissão de Urbanismo, Habitação, Serviços Públicos e Meio Ambiente, Marcos da Vidofer e do proponente da homenagem, vereador Carlos Machado.

Contribuindo para exaltar a solenidade e a importância do acontecimento, a cantora Marise Farias, acompanhada do tecladista Paulo Kim,  encantou a todos os convidados  com sua voz e com seu repertório, bem apropriado com o tema meio ambiente.

Como orador oficial, Carlos Machado falou da importância da empresa em favor do meio ambiente, servindo de exemplo para todo o Brasil. Ele também discorreu sobre a história do Grupo Imaribo, desde sua fundação até os dias de hoje e, principalmente da empresa Iguaçu Celulose, Papel S/A, grande homenageada da noite.

Com uma política ambiental de promover seu crescimento com responsabilidade e respeito aos recursos naturais, a empresa Iguaçu Celulose, Papel S/A desenvolve programas de proteção ambiental reconhecidos nacionalmente, através de reservas florestais para suprimento de matéria-prima, gestão de resíduos sólidos do processo de produção e processos de tratamentos de afluentes.

Ao receber o diploma de Certificação, o presidente do Grupo Imaribo, José Carlos Pisani, disse que a homenagem vai calar fundo na história da Iguaçu Celulose, Papel S/A. Após falar das atividades desenvolvidas pelas empresas do Grupo Imaribo, José Carlos fez questão de ressaltar a importância dos funcionários e, principalmente, do diretor Industrial da Iguaçu Celulose, José Eduardo Nardi, no merecimento da homenagem, bem como de todos os fornecedores e colaboradores do Grupo. Encerrando agradeceu a todos os vereadores pelo reconhecimento.

A cada ano, apenas um certificado “Responsabilidade Ambiental de São José dos Pinhais” será entregue, visando reconhecer iniciativas de preservação ambiental, de pessoas físicas ou jurídicas, bem como de entidades não governamentais são-joseenses.

As indicações feitas pelos vereadores serão analisadas pelas comissões conjuntas do Poder Executivo, de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e de Urbanismo, Habitação, Serviços Públicos e Meio Ambiente. Realizada a análise será escolhido a proposição que melhor desenvolve atividade a favor da preservação do meio ambiente, como foi o caso da primeira empresa homenageada.

Ao encerrar a solenidade, o presidente da Câmara Municipal, prof. Assis Manoel Pereira falou da grande preocupação do Poder Legislativo com relação ao Meio Ambiente. Por esta razão é que foi criada essa distinção honorífica, a fim de incentivar ações de preservação ambiental. “Para o legislativo são-joseense é motivo de muito orgulho que a empresa Iguaçu Celulose, Papel S/A, seja a primeira a ser homenageada com o certificado e troféu “Responsabilidade Ambiental de São José dos Pinhais”. O troféu, informou o presidente, foi criado pelo artista plástico Admir, com sobras de indústrias madeireiras.

Jornalistas: Franciele Stoco Ulson e Nara Moreira

11/06/2007