Dia internacional: Homenagens às mulheres marcam 8ª sessão do ano na Câmara Municipal

Vera Lúcia Miranda Ladika é coordenadora da Casa Alice e recebeu Votos de Louvor e Reconhecimento. Foto: Divulgação/CMSJP

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em oito de março, foi o centro das atenções da 8ª Sessão Ordinária, que aconteceu nesta quinta-feira (7).

Atendendo ao requerimento do vereador Sinésio Januário (Avante), a Câmara Municipal de São José dos Pinhais concedeu Votos de Louvor e Reconhecimento à Vera Lúcia Miranda Ladika, coordenadora da Casa Alice, um abrigo que atende mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos.

Em seu discurso, Vera Lúcia destacou que a casa de apoio colocou São José dos Pinhais na vanguarda da Lei Maria da Penha, já que a lei foi criada em 2006 e, dois anos depois, em 2008, a entidade já atendia. “É muito importante que as mulheres façam o boletim de ocorrência para receberem a medida protetiva e o acolhimento necessário”, pontuou.

O vereador Wilson Cabelo (PP) cedeu parte de sua fala a Daiane Viola, vítima de tentativa de feminicídio em 2020, e que comanda ações sociais no município. Ela enfatizou que a violência de gênero atinge todas as classes sociais. “Somos destruídas não apenas em nosso corpo, mas também em nossa alma”, lamentou, destacando a mudança deve chegar ao cotidiano, o que inclui mais mulheres na política.

Ainda subiram à tribuna, Márcia Grochoska e Júlia Maria Moraes, representantes da Frente Feminista, a convite do vereador José Possebon (Solidariedade). As convidadas destacaram que o Dia da Mulher é também um dia de luto, devido às mortes por feminicídio, e de luta na busca de reverter o quadro. “Queremos ter a nossa voz ouvida pelos homens que são ainda a maioria na política”, defendeu Márcia.

Homenagem

Atendendo ao requerimento do vereador Luiz Monteiro (Cidadania), a Casa de Leis homenageou o empresário Walter Ribeiro, pelos serviços prestados em seu trabalho empresarial à frente do Supermercado Ribeiro, na Cidade Jardim.

2º turno

Ainda durante a 8ª Sessão Ordinária do ano, os vereadores aprovaram em 2º turno a obrigatoriedade de leitos adaptados para pacientes diagnosticados com Transtorno do Especto Autista (TEA), Síndromes Raras e Doenças Raras. O Projeto de Lei nº 911 de 2023, de autoria do vereador Silvio Santo (Rep) agora irá para sanção da Prefeitura.

Transmissão

A próxima Sessão Ordinária está marcada para terça-feira (12), a partir das 9 horas, com transmissões simultâneas nos canais oficiais do Youtube e Facebook da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.