Homenagens a personalidades de São José dos Pinhais marcam 14ª Sessão

Duas homenagens marcaram a 14ª Sessão da Câmara Municipal de São José dos Pinhais na manhã desta quinta-feira (4).

A primeira homenagem foi para o educador Wanderley Antônio Lopes Barbon com Votos de Louvor e Reconhecimento, através de proposta do vereador Wellington Leitão (PSB). Com 54 anos dedicados à educação, o professor Wanderley conseguiu, entre outros feitos, colocar a Escola Eunice Borges da Rocha entre as três melhores do Núcleo Metropolitano Sul.  O professor agradeceu os vereadores e a prefeita Nina Singer, que esteve presente. Wanderley destacou que “os resultados em educação vêm a partir de uma equipe que fale a mesma linguagem, tenha os mesmos objetivos, filosofia e visão”.

A segunda homenageada do dia foi a responsável pelo Projeto Luz, Jaqueline Barbosa que também recebeu os Votos de Louvor e Reconhecimento da Casa, atendendo a proposição do vereador Gilberto Mello (Cidadania). Jaqueline esteve na África quando, segundo relatou, mudou totalmente a sua visão de mundo e de amor ao próximo. Atualmente, além de atender as necessidades de comunidades de São José dos Pinhais, atua também em Canudos (Bahia). Entre as ações do Seja Luz estão distribuição de marmitas, ações de higiene, chá de bebê coletivo e Natal Luz. “Um mundo melhor começa por nós mesmos, espero que este projeto deixe uma semente de amor em cada um de vocês”, emocionou-se a homenageada.

Copel

Os vereadores aprovaram ainda, por unanimidade, a Moção n° 132/2024 de apelo à Copel devido às frequentes quedas de energia nos bairros Papanduva da Serra, Saltinho da Malhada, Antinha, Campina do Taquaral e Rota das Colônias. Conforme o proponente, vereador Samuel Pinheiro (Podemos), além do problema em si, a falta de respostas causa ainda mais angústia nas comunidades. “São várias reclamações nas localidades e a Copel precisa se manifestar, dar um esclarecimento”, destacou Pinheiro. Na mesma direção, o vereador Professor Abelino (Sem Partido) corroborou que são muitas as reclamações que também recebe em seu gabinete, lembrou que já houve uma audiência pública e que a empresa não melhorou o serviço prestado.

O vereador Abílio Alves (Cidadania) garantiu que enquanto a Copel não entregar um serviço decente como o município merece, continuará votando para que a empresa seja cobrada a respeito. No mesmo sentido, Wellington Leitão lembrou que o serviço da empresa é caro e ruim; e apelou que a Copel realize um serviço à altura daquilo que cobra dos são-joeenses.

Drogas

O Projeto de Lei nº 972/2024, dos Vereadores Silvio Santo (Rep.) e Delegado Michel (Podemos) que prevê multa para quem for flagrado utilizando drogas ilícitas em lugares públicos de São José dos Pinhais foi aprovada por maioria em 2º turno. O Projeto de Lei agora irá para sanção ou veto do Executivo.

Comissão

Também foi aprovada por maioria em votação única o Projeto de Resolução nº 150/2024 (e a Emenda nº 05/2024, da Comissão de Constituição e Justiça), do Vereador Silvio Santo, que altera dispositivos na Resolução nº 02 de 04 de outubro de 1990 – Regimento Interno da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.

Pela alteração, a Comissão Permanente da Criança, Adolescente e Idoso passa a se chamar Comissão Permanente da Criança, Adolescente, Jovem e Idoso. A Comissão passará a tratar apenas do mérito das matérias, deixando a legalidade para apenas a Comissão de Constituição e Justiça.

Parcerias

O Projeto de Lei nº 975/2024, do vereador Wellington Leitão também foi aprovado por maioria de votos, em 1º turno. Ele acresce o dispositivo no artigo 2º da Lei n°1114 de 19 de outubro de 2007, data que instituiu o “Dia do Agricultor” no calendário oficial do Município de São José dos Pinhais. Pelo dispositivo a Prefeitura poderá estabelecer parcerias com organizações não governamentais, instituições de ensino, associações e outras entidades.

Demais aprovações

O Projeto de Lei nº 994/2024, do vereador Samuel Pinheiro, que declara de Utilidade Pública Municipal, a Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Colégio Estadual Padre Antônio Vieira foi aprovado por unanimidade. Do mesmo vereador, foi aprovada também por unanimidade em 1º o título de Cidadã Honorária do Município de São José dos Pinhais à Daniele de Souza Cardoso.

Outra votação unânime em 1º turno  foi a do Projeto de Lei nº 999/2024, do vereador Silvio Santo, que altera dispositivos na Lei Municipal nº 4.372 de 13 de dezembro de 2023, que institui o Dia Municipal do Rosário da Virgem Maria. A nova redação diz no 1º parágrafo que “fica instituído, no Município de São Jose’ dos Pinhais, o ‘Dia Municipal do Rosário da Virgem Maria’, a ser celebrado uma vez ao ano em qualquer data mariana”.

Transmissão

A próxima Sessão Ordinária está marcada para terça-feira (9), a partir das 9 horas, com transmissões simultâneas nos canais oficiais do Youtube e Facebook da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.