Fenemê e Sylvio Monteiro participam de reunião na Contenda

Vereador Fenemê, autor do Projeto

Comunidade da área rural quer solução para problemas do transporte coletivo

Os vereadores Aílton Fenemê (PSDB) e Sylvio Monteiro (DEM) participaram, nessa quinta-feira (17), de uma reunião organizada pela comunidade do bairro Contenda para discutir os problemas do transporte coletivo no município.

Moradores da área rural relataram, no encontro, estarem sofrendo grandes transtornos e dificuldades pois, segundo eles, os pontos finais, localizados no bairro São Marcos, não possuem o mínimo de estrutura e segurança. Os usuários também reclamam de serem obrigados a pagar nova passagem para se deslocarem à região central. “O principal pedido é a volta da linha direta, os horários foram modificados e a viagem demora muito mais. Não somos contra o desenvolvimento da cidade, mas queremos estrutura e organização”, afirmou Elvira Valaski, moradora da Contenda.

Durante a reunião, foi passado entre os participantes um abaixo-assinado solicitando a volta das linhas diretas que iam na região rural ao centro da cidade. “Se nada for feito, vamos encaminhar o abaixo-assinado ao Ministério Público, estamos lutando pelo bem comum”, comentou outra moradora do bairro, Lina Singer.

Segundo o vereador Aílton Fenemê, nenhum projeto relacionado as mudanças no transporte público passou pelo aval da Câmara Municipal. “O novo terminal era para ser integrado, os vereadores não foram consultados sobre as modificações”, explicou Fenemê, que se disponibilizou à comunidade e agradeceu o apoio do vereador Carlos Machado (PSDB) na busca por melhorias na região.

Relacionado ao transporte coletivo, Fenemê apresentou na sessão ordinária da Câmara Municipal do último dia 15 de fevereiro o Projeto de Lei nº 380 que institui o “Projeto Terminais Integrados” em São José dos Pinhais. O objetivo é permitir aos usuários mais opções de deslocamento para toda cidade pagando apenas uma passagem. Segundo o vereador, a integração proporcionaria economia de tempo e dinheiro à população. O Projeto será votado, nas próximas sessões, em primeiro e segundo turno e encaminhado à sanção ou veto do Poder Executivo.

O vice-presidente do Legislativo, o vereador Sylvio Monteiro também ouviu as reivindicações dos moradores e se declarou a favor da linha direta. “É a única solução para resolver o problema da população rural e meu gabinete estará sempre aberto ao povo, continuaremos lutando pelo bem da comunidade são-joseense”, afirmou Monteiro.

Cerca de cinquenta pessoas compareceram à reunião, entre elas assessores do vereador Carlos Machado e deputado federal Luiz Carlos Setim e representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Um grupo de moradores da área rural participará, na próxima segunda-feira (21) de uma reunião com o Prefeito Ivan Rodrigues para avaliação e discussão das mudanças implantadas no transporte coletivo do município.

Vereador Sylvio Monteiro ouviu as reivindicações da população

Renata Teixeira Gomes