Fala Cidadão: Programa atingiu mais de 20 regiões de São José dos Pinhais

O programa Fala, Cidadão pediu, e o são-joseense participou. A campanha institucional da Câmara Municipal de São José dos Pinhais ampliou ainda mais o diálogo e o debate entre o Legislativo e a população do município. Ao todo, o Fala Cidadão atingiu 21 regiões de São José dos Pinhais durante o segundo semestre de 2023.

Nos encontros, os vereadores do município conversaram com dezenas de pessoas, para criar – justamente – esse canal direto de comunicação e interação. Para dinamizar o atendimento, um totem informativo colheu opiniões e sugestões dos moradores para a Câmara Municipal. Também, duas tribunas móveis foram inúmeras vezes utilizadas para manifestações e até mesmo reclamações.

Diferente das sessões que acontecem dias de semana, toda a estrutura do programa Fala, Cidadão foi montada aos sábados. A ideia é que a oferta de um fim de semana possa auxiliar ainda mais nessa aproximação com os trabalhos legislativos.

Os bons frutos do Fala, Cidadão já auxiliam na construção de uma cidade mais democrática, avalia o presidente da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, o vereador Allax Siqueira. “Nesses encontros, nós vereadores conversamos com muita gente. Pessoas que talvez não teriam a oportunidade de serem ouvidos de maneira tão direta. O Fala, Cidadão cumpre sua missão, quando recebemos moradores para nos trazer suas dores, suas aflições, e que muitas vezes são as dificuldades de uma comunidade toda. Sinto orgulho de ter feito parte dessa construção, junto com os vereadores e o corpo técnico da Câmara”, comemora Allax.

À frente da campanha institucional, a Diretora de Comunicação da Câmara Municipal de São José dos Pinhais Elizangela Jubanski evidencia o envolvimento e trabalho em equipe. “Tivemos o apoio e o envolvimento do pessoal da manutenção, das mulheres da copa, do transporte, dos técnicos da informática, assessores dos vereadores. Com propósito e força de vontade, todos esses profissionais se reuniram aos sábados para colocar em prática o Fala, Cidadão. Um projeto executado a muitas mãos, com pro-atividade e dedicação”, lembra Elizangela.

Regiões

As visitas itinerantes da Câmara Municipal foram feitas na Borda do Campo, que inclui as regiões de Nemaris, Santa Tereza, Libanópolis e Vila Nova; Afonso Pena, abrangendo o Parque da Fonte, Independência e Boneca do Iguaçu; São Marcos, envolvendo Jardim Fabíola e Jardim Aquarius; no Guatupê, com Ipê, Jurema, Planta Santa Luzia, Jardim Eucaliptos, Jardim dos Estados e Jardim Monte e Líbano; e no Centro (Rua XV de Novembro), incluindo as regiões de Carioca, Braga, Pedro Moro, São Domingos, São Cristóvão e Bom Jesus. Além disso, o totem eletrônico esteve presente no saguão da Câmara durante todo o período.

Prioridades

Os participantes puderam opinar sobre o tema que mais interessa aos moradores de São José dos Pinhais. A saúde foi a resposta da maioria (42%), seguida da educação (27%), segurança (10%), infraestrutura (10%), esporte, cultura e lazer (9%) e transporte (2%).

Na pergunta “qual é a área do seu bairro que mais necessita de atenção?” a saúde voltou a liderar as preocupações com 40%, em seguida a segurança (23%), infraestrutura (10%),e esporte, cultura e lazer (10%), transporte (9%) e educação (8%).

Vereadores

Entre os outros dados colhidos, destaca-se que 60% dos participantes assistem as sessões da Câmara Municipal, contra 40% que não assistem. Também que 63% deles têm contato frequente com o seu vereador, 11,5% responderam que apenas às vezes e 25,5% que não têm contato.

Sobre a função de um vereador, 24% dos que responderam ao questionário acreditam que seja representar a população, 18% consideram que é fiscalizar o executivo, para 4% é elaborar e aprovar leis, para 1% é fazer sugestões ao executivo, 44% atribuem à função de um vereador todas essas alternativas e 9% não souberam responder.

Confira abaixo a lista completa de respostas:

Assiste às Sessões da Câmara Municipal de São José dos Pinhais?

Sim 60%

Não 40%

Já esteve na Câmara Municipal de São José dos Pinhais?

Sim 82%

Não 18%

Acompanha o trabalho do seu vereador? Como?

Rede Social 38,5%

Sessões Plenárias 4%

Ambos 38,5%

Não 19%

Tem contato frequente com o seu vereador?

Sim 63%

Não 25,5%

Às vezes 11,5%

Considera o trabalho dos vereadores da Câmara de São José dos Pinhais:

Bom 49%

Muito Bom 33%

Ruim 11,5%

Não sei opinar 6,5%

Para você, a função de um vereador é:

Representar a população: 24%

Fiscalizar o Executivo: 18%

Elaborar e aprovar leis: 4%

Sugestões ao executivo 1%

Todas as alternativas anteriores: 44%

Não sei opinar 9%

Qual sua avaliação sobre as redes sociais da Câmara São José dos Pinhais?

Boa 51%

Muito Boa 41%

Ruim 4%

Não sei opinar 4%

Qual é o tema que mais te interessa como morador de São José dos Pinhais?

Saúde 42%

Educação 27%

Infraestrutura 10%

Segurança 10%

Esporte, Cultura e Lazer 9%

Transporte 2%

Qual é a área do seu bairro que mais necessita de atenção?

Saúde 40%

Segurança 23%

Infraestrutura 10%

Esporte, Cultura e Lazer 10%

Transporte 9%

Educação 8%

O quanto você está satisfeito com os equipamentos públicos na área da saúde de São José dos Pinhais?

Pouco satisfeito 62%

Satisfeito 28%

Muito Satisfeito 1%

Não sei opinar 9%

O quanto você está satisfeito com os CMEIs (creches) e as escolas municipais de São José dos Pinhais?

Pouco satisfeito 40%

Satisfeito 31%

Muito Satisfeito 11%

Não sei opinar 18%

O quanto você está satisfeito com a segurança pública em São José dos Pinhais?

Pouco Satisfeito 55%

Satisfeito 37%

Muito Satisfeito 3%

Não sei opinar 5%

O quanto você está satisfeito com o transporte público em São José dos Pinhais?

Pouco Satisfeito 62%

Satisfeito 28%

Muito Satisfeito 4%

Não sei opinar  6%

O quanto você está satisfeito com os espaços públicos na área da Cultura, Esporte e Lazer em São José dos Pinhais?

Pouco Satisfeito 44%

Satisfeito 37%

Muito Satisfeito 15%

Não sei opinar 4%

Qual é a importância do programa ‘Fala, Cidadão’ para que a população seja ouvida em eventos itinerantes?

Muito Importante 64%

Importante 33%

Pouco Importante 3%

Leia também