Evento comemora o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial e debate o tema

A Câmara Municipal realizou, na noite desta quarta-feira (21), evento para comemorar o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. Durante a ocasião, que foi de iniciativa do vereador Doutor Ido, foi discutida a possível criação de um Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

O vereador Doutor Ido falou sobre a importância da data e o que ela significa. “É triste constatar que ainda hoje tenhamos que combater este tipo de discriminação. Que esta data seja de reflexão sobre o que queremos para o futuro”, disse.

Houve, no evento, massiva participação de imigrantes haitianos. Roobens Michel presidente do movimento de integração dos haitianos em São José dos Pinhais,  discursou sobre a experiência de migração e receptividade brasileira. Ele também destacou a atuação dos direitos humanos nesse processo. Após, foi apresentado um vídeo sobre o tema e cantoras haitianas cantaram, à capela, o hino do país.

O advogado e mestre em direitos humanos e democracia, André Luis Nunes da Silva, acredita que a ideia de criação de um Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial é uma causa nobre e justa. “Precisamos criar políticas públicas adequadas não só aos negros, mas também aos imigrantes”, declarou.

Também estiveram presentes na ocasião, o prefeito Toninho Fenelon; o secretário de governo, Augustinho Michalizen; a secretária de assistência social, Sônia Arruda e os vereadores Luiz Paulo e Juliano Martins.

Assessoria de imprensa 23.03.2018