Escola da Cidadania encerra o semestre com 683 visitantes e nova formação do Parlamento Jovem

Equipe da Escola de Cidadania e a última formação do Parlamento Jovem. Foto: CMSJP/Divulgação

A Escola da Cidadania encerrou o primeiro semestre de 2024 com um total de 683 visitantes. Eles participaram das “Visitas Orientadas” à Câmara Municipal de São José dos Pinhais. A visitação atende um dos principais objetivos do programa que é aproximar o legislativo da comunidade.

As “Visitas Orientadas” receberam 138 estudantes de escolas municipais (3 instituições); 131 estudantes de escolas estaduais (3 instituições); 110 estudantes de escolas particulares (2 instituições); 218 participantes de instituições como o Centro de Integração Empresa Escola  CIEE, Centros de Convivência e cursos particulares; 86 participantes de grupos da melhor idade (5 grupos); e 66 estudantes que participaram do “Junho Verde”.

Para o mês de julho, estão agendadas visitas de dois grupos da melhor idade. Além deles, acontece a visita de seis grupos de educandos do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Anne Sullivan, que farão as primeiras visitas orientadas com acessibilidade.

Parlamento Jovem

Os jovens parlamentares do período 2023/2024 se despediram (exceto os reeleitos) com uma visita orientada à Câmara Municipal e à Prefeitura de Palmeira (PR). Os jovens vereadores produziram, neste semestre, 53 indicações e um requerimento para o Poder Executivo. Esses, com impacto na maioria dos bairros do município, além disso, elaboraram 3 projetos de lei como parte de sua formação pedagógica.

Os 21 parlamentares para o biênio 2024/2025 foram eleitos, oriundos dos seguintes colégios estaduais: São Cristóvão, Elza Schrner Moro, Shirley Catarina Tamalu Machado, Padre Arnaldo Jansen e Tarsila.

A posse dos novos integrantes do Parlamento Jovem está agendada para acontecer em 7 de agosto, após o período de recesso parlamentar.