Diretor da Puc em São José dos Pinhais afirma que a instituição não encerrará suas atividades no município

Humberto Madeira explicou as mudanças que serão efetivadas a partir de 2013

 width=

            A pedido dos vereadores, o diretor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) em São José dos Pinhais, professor Humberto França Madeira, compareceu a tribuna popular da Câmara Municipal nesta quinta-feira (23) para prestar esclarecimentos a respeito do encerramento das atividades do campus.

            Há 21 anos no município, o campus de São José dos Pinhais, atualmente, atende cerca de dois mil alunos e oferece os cursos de agronomia, medicina veterinária, engenharia florestal, direito e administração. Segundo Madeira, esses cursos não serão mais ofertados na cidade a partir de 2013. “A decisão foi tomada recentemente com base em dois aspectos: o ingresso de alunos que, constantemente, vem sendo reduzido e o fato de que, 85% dos alunos dos cursos de ciências agrárias, não residem em São José dos Pinhais”, explicou.

            O professor citou o planejamento estratégico adotado pela universidade desde 2010 que tem como principal objetivo tornar a PUC/PR reconhecida mundialmente. De acordo com ele, a instituição acredita que, para atingir tais patamares, é preciso que os alunos estejam concentrados no campus de Curitiba. “Fornecer o ambiente propício a criação da classe mundial em São José dos Pinhais seria muito difícil, não conseguiríamos abrir cursos de mestrado e doutorado em direito e administração aqui”.

            Deixando claro que a universidade não encerrará, completamente, suas atividades no município, Madeira afirmou o compromisso da instituição com São José dos Pinhais. “Temos um compromisso social com a cidade e não vamos sair daqui. O plano é criar um tecnoparque no campus com ofertas de outros cursos na área de tecnologia”, finalizou.

            A partir de 2013 as vagas que eram ofertadas em São José dos Pinhais serão transferidas para Curitiba. Os cursos em andamento continuam normalmente.

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 23/08/2012

Leia também