Dia Mundial contra o Trabalho Infantil: Ministério Público entrega o prêmio Resgate à Infância

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais sediou, na manhã desta segunda-feira (13), a cerimônia do prêmio Ministério Público do Trabalho na Escola – Resgate à Infância. Também participou da realização do evento, o Núcleo de Direitos da Criança e do Adolescente e Inclusão – Nudcai, da secretaria municipal de educação. Foram premiados, na ocasião, alunos das escolas municipais da cidade, nas categorias desenho, poesia, música e conto.

O prêmio faz alusão e promove o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, celebrado anualmente em 12 de junho.  A erradicação de todas as formas de trabalho infantil até 2025, é uma das metas dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas – Onu. A Constituição Federal brasileira proíbe qualquer tipo de trabalho a menores de 14 anos; dos 14 aos 16, apenas na condição de aprendiz e até os 18 anos é proibido trabalho noturno, insalubre ou perigoso.

Estiveram presentes durante o evento a prefeita Nina Singer; o secretário de educação, Aldrian Matoso; a juíza da vara de infância e juventude, Julia Conceição Silva; a coordenadora do Nudcai, Sandy Carneiro Dias; a presidente do conselho municipal de educação, Ana Lucia Rodrigues; o presidente do conselho municipal de direitos das crianças e dos adolescentes, Cleverson Luiz Nogueira; o presidente do conselho municipal antidrogas, Marcio Calbanti, além de alunos, professores e familiares dos participantes.

Assessoria de imprensa 13.06.2022