Dia do Surdo: 58ª Sessão Ordinária celebra a data e destaca a importância da inclusão

Foto: CMSJP

O Dia Nacional do Surdo, celebrado no dia 26 de setembro, foi tema da 58º Sessão Ordinária da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, na manhã dessa quinta-feira.

Na tribuna, esteve a intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) da TV Câmara, e coordenadora de projetos da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), Lígia Klein. Ela apresentou um vídeo do diretor regional da Feneis Paraná, Luciano Canesso Dyniewicz, que, em linguagem de sinais, abordou um pouco das dificuldades e lutas pela integração da pessoa surda. Em seguida, Lígia traduziu em língua oral para os presentes e telespectadores. Ainda foi apresentado um vídeo com servidores da Casa, que tiveram treinamento em Libras.

Em seu discurso na tribuna, Lígia lembrou a lei federal 11.796 de 2008, que instituiu o Dia Nacional do Surdo, mas destacou que, apesar dos avanços, a integração plena ainda está distante. “O surdo tem uma deficiência invisível, o que os torna cerceados em seu direito à linguagem”, pontuou, “inclusive no esporte, nem as Paraolimpíadas, nem as Olimpíadas contemplam o surdo”, completou a intérprete, acrescentando que o Bolsa Atleta é uma das pautas mais importantes dessa comunidade na atualidade.

Votações

Durante a Sessão, os vereadores ainda aprovaram em 2º turno o projeto de lei n.º 997/2024, que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município o Mega Feirão de Carros e Imóveis. Também em 2º turno, o projeto de decreto n.º 1716/2024, do 1º termo aditivo ao termo de cooperação técnica, entre o Município de São José dos Pinhais e o Paraná Banco S.A.

Já nas votações em 1º turno, foi aprovado o projeto de lei n.º 1159/2024, que institui a Campanha de Combate à Esporotricose Animal no Município; e a abertura de R$ 7.807.460,61 em créditos adicionais, sendo R$ 1.380.955,63 para o Urbanismo; R$ 5.945.400,98  a Educação; e R$ 481.104,00 para a Indústria, Comércio e Turismo.

Requerimento

Durante o Expediente, foi lido o requerimento de iniciativa popular, que solicita o Impeachment da chefe do Executivo de São José dos Pinhais. Após a leitura, que formalizou a informação aos vereadores, o processo foi encaminhado à Diretoria Jurídica da Casa para análise e parecer técnico. Quando concluído, o parecer será encaminhado à presidência para que o requerimento seja levado à votação em Plenário.

Confira a pauta completa da 58ª Sessão Ordinária aqui:

Transmissão

A próxima Sessão Ordinária está marcada para terça-feira (1º), a partir das 9 horas, com transmissões simultâneas nos canais oficiais do Youtube e Facebook da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.