Cultura: Painel de azulejo no Plenário da Câmara representa história e construção

O painel de azulejo que fica na parte de cima do Plenário Segismundo Salata da Câmara Municipal de São José dos Pinhais representa a história da Casa de Leis. A pintura, de autoria do artista Roney Wilmar Erthal, utiliza uma técnica rara de azulejo queimado em 1.200ºC e foi feita em comemoração aos 150 anos da Câmara, em 2003. Na ocasião, o Legislativo havia mudado para o endereço onde está até os dias atuais.

O painel tem ao centro o mapa de São José dos Pinhais, ao redor dele, estão representados os 21 vereadores do município. Cada vereador carrega um quadrinho que significa um tijolo da construção da Câmara. Conforme Roney, ao todo, são 150 quadrinhos que remetem aos anos completados pela Câmara naquela ocasião.

Segundo a explicação do artista, os quadros pretos são os anos vividos e os brancos são os que vêm pela frente. “Ao lado direito do painel tem um vereador diferente dos demais, ele carrega um quadrinho preto, que representa o presidente da Câmara trazendo as leis”, revela Roney, “este é o painel mais importante que eu fiz até hoje, porque é difícil alguém conseguir colocar uma obra sua, dentro do Plenário da Câmara”, complementa.

Sobre Roney

O artista, morador do Bairro São Marcos de São José dos Pinhais, tem mais de 4 mil obras em todo o estado do Paraná, e também no exterior, em países como Portugal, Polônia, Itália, Chile, China e Estados Unidos. Ele possui cerca de 3,5 mil trabalhos em tela, outras 470 esculturas, e 110 murais em azulejos, entre peças feitas com bronze.

Um dos maiores painéis em azulejos do Estado do Paraná foi instalado, em 2004, pelo artista Roney Erthal na cidade de Jacarezinho. A obra possui 100 metros de comprimento e cobre todo o muro lateral da Faculdade de Filosofia.

Outra obra de grande importância são as mini-esculturas em Montemor-o-Velho, uma vila no distrito de Coimbra, em Portugal, cidade irmã de São José dos Pinhais, que traz referência aos 300 anos da cidade são-joseense.

Em breve, Roney pretende bater o recorde de maior painel com azulejos do mundo, título atualmente detido pela Alemanha, com um de 23 mil peças. A ideia é que o novo painel tenha 25 mil peças.  O local no qual obra deve ser instalada ainda não está definido, segundo o artista deve ser ou no Parque das Convenções, ou no Parque São José.