Comitiva chinesa visita São José dos Pinhais

Zibo é cidade coirmã do município

São José dos Pinhais recebeu, através do Comitê de Geminações, a comitiva chinesa da cidade de Zibo, nesta segunda-feira (19). Os visitantes conheceram o calçadão da Rua XV, a Escola de Linguagens Culturais da prefeitura e a Câmara Municipal, onde se reuniram com o presidente, vereador professor Assis, e com o deputado federal e prefeito eleito, Luiz Carlos Setim.

Durante o encontro, os participantes conversaram a respeito dos laços entre as cidades. Para Assis, a visita dos chineses pode trazer inúmeros benefícios ao município. “Ao fortalecer a amizade e trocas de experiências, aprendemos seus modelos de educação, cultura e comércio, assim como eles também aprendem conosco”, disse o vereador que também desejou boas vindas aos chineses.

Já Setim contou que, quando prefeito, foi à China duas vezes, ocasião em que foi muito bem recebido. “Pretendo ir à Zibo no próximo ano para estreitar ainda mais os laços entre os municípios. Essa coirmandade é muito importante, pois, estamos em um momento em que a China é grande parceira comercial do Brasil e devemos aproveitá-lo para que eles invistam em São José dos Pinhais”, afirmou o prefeito eleito.

O vice-prefeito da cidade de Zibo, Han Guoxiang, elogiou o parque industrial de São José dos Pinhais, que tem como carro chefe as montadoras de veículos. “Ficamos lisonjeados com a recepção e com o sistema educacional, as indústrias e comércio do município”.  À tarde a comitiva visita a Famec (Faculdade Metropolitana) e o caminho do vinho.

Reunião com chineses e prefeito eleito Setim
Professor Assis e vice-prefeito de Zibo, Han Guoxiang

Renata Teixeira Gomes