Comissão da Mulher inicia trabalhos na Câmara Municipal com definição de vereadores integrantes

Vereadores Prof. Wellington Leitão, Fátima de Paula e Delegado Michel. Foto: CMSJP/Divulgação

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, criada oficialmente em novembro de 2023, teve os primeiros trabalhos na Câmara Municipal de São José dos Pinhais com a definição dos vereadores integrantes. A presidente da Comissão é a única vereadora da casa, Fátima de Paula (Podemos), os demais integrantes são os vereadores professor Wellington Leitão (PSB) e Delegado Michel Teixeira de Carvalho (PSD).

A presidente lembra que até que a Comissão fosse criada um longo trajeto foi percorrido, de modo a superar os obstáculos e as divergências. Para ela, trata-se um ganho em qualidade na apreciação de projetos que tenham a ver com a pauta feminina, conforme estes forem chegando à Câmara. “Vamos analisar os projetos voltados à mulher diante do olhar feminino. As mulheres sabem as dificuldades que enfrentam e isso nem sempre pode ser facilmente percebido pelos homens”, pontua Fátima.

Os demais integrantes da Comissão também destacam a importância desse olhar diferenciado. “É uma honra estarmos ao lado da única vereadora da Casa para respondermos melhor às demandas femininas”, destaca o professor Wellington. Opinião compartilhada pelo Delegado Michel: “É um grande avanço e estaremos preparados para atender com celeridade aos projetos voltados à mulher”, garante.

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, de caráter permanente, foi votada e aprovada por meio do Projeto de Resolução nº 146/2023, da vereadora Fátima, que alterou os dispositivos da Resolução nº 2 de quatro de outubro de 1990, que dita sobre o Regimento Interno da Câmara Municipal de São José dos Pinhais. Junto das demais Comissão, um deles passa a tratar especificamente de assuntos relacionados à mulher.

Além da criação dessa, as outras comissões foram atualizadas para 2024, último ano da atual legislatura.

Confira:

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA