Comerciantes da Vila Iná reúnem-se para discutir segurança

Promovido pelo vereador Aílton Feneme, o encontro recebeu a presença de autoridades de segurança do município.

Devido ao grande número de assaltos e alto índice de violência pelo qual vem passando, nos últimos meses, os moradores da Vila Iná, região do bairro Afonso Pena, o vereador Aílton Feneme promoveu um debate sobre o assunto na tarde de ontem (19).

A reunião, realizada no salão de uma igreja evangélica do bairro, contou com a presença do Secretário de Segurança de São José dos Pinhais, Marcelo Jugend, do comandante da 1ª Companhia de Polícia Militar, Capitão Gustavo Alfonso Rocha, além do vereador Feneme e cerca de cinqüenta (50) comerciantes da região.

Segundo um dos comerciantes presentes, que preferiu não se identificar, a comunidade é obrigada a contratar empresas particulares de segurança e além disso, o atendimento policial é lento. “Precisamos de um atendimento mais rápido. Sofri um assalto e a viatura demorou mais de duas horas para chegar”, reclamou.

Ao ouvir as reclamações e sugestões dos presentes, o Secretário Marcelo Jugend afirmou que quarenta e cinco (45) novos Guardas Municipais já foram contratados e estão em fase de treinamento ate março do próximo ano. Esses Guardas completarão o contingente que, atualmente é de cento e quarenta (140) homens. Ainda, para Marcelo, “temos que oferecer algo aos jovens que estão prestes a virar bandidos. Precisamos ampará-lo socialmente, torná-los cidadãos”, completou.

O comandante da 1ª Companhia de Polícia Militar, que cobre os municípios de São José dos Pinhais, Piraquara, Pinhais e Tijucas do Sul, o Capitão Gustavo Alfonso Rocha, destacou a importância da prevenção para segurança pública. “Infelizmente temos poucas viaturas para fazer ronda na cidade toda. Mas os moradores da Vila Iná estão de parabéns pela iniciativa. A sociedade organizada tem forças para cobrar o poder público.”

O vereador Aílton Feneme resolveu reunir os comerciantes da região pois, segundo ele, apenas no mês de setembro, ocorreram dezesseis (16) assaltos no bairro e a população tem reclamado muito da violência crescente. O vereador lembrou ainda, que neste sábado (24), às 19:00 horas toma posse a diretoria do Comunseg (Conselho Comunitário Municipal de Segurança Cidadã) da Vila Iná. O Conselho visa debater e buscar soluções para segurança pública através de reuniões entre a comunidade e autoridades de São José dos Pinhais.

Renata Teixeira Gomes

Assessoria de Imprensa 20/10/09