Casas terapêuticas reúnem-se em prol de melhorias
Vereador Professor Marcelo intermediou o encontro
O vereador Professor Marcelo reuniu, na tarde dessa terça-feira (12), representantes de diversas casas terapêuticas do município. O objetivo do encontro foi iniciar discussão sobre o tema e reorganizar o Conselho Municipal Antidrogas.
As casas terapêuticas atuam com a reabilitação e reinserção social de dependentes químicos através de abordagens específicas. Em São José dos Pinhais existem, pelo menos, 10 instituições que atendem cerca de 200 pessoas num período de 6 a 9 meses de internação. Dessas, 37% prestam serviço gratuito enquanto 63% sobrevivem da contribuição de familiares e realização de convênios com o poder público.
Na ocasião, foram discutidos e apresentados os pontos fortes e fracos de cada entidade e sugerido soluções para os problemas. Segundo Marcelo, é necessário reativar o Conselho Municipal Antidrogas e criar, no legislativo, uma frente parlamentar a respeito. “Temos que unir o poder público e as casas terapêuticas, pois só assim conheceremos as reais condições para auxiliar nas melhorias”, disse.
Para os representantes das casas há dois grandes empecilhos no desenvolvimento das atividades: a falta de políticas públicas e o excesso de burocracia na obtenção de recursos. “Instituindo o Conselho e garantindo a participação das instituições na Semana Municipal Antidrogas poderemos ajudar a administração a implantar ações efetivas”, explicou Rucineide Serra, da Casa Amor Ágape.
“Acredito que este encontro é o primeiro passo para solidificarmos as ideias pela perspectiva da legalidade. O levantamento de necessidades e oportunidades nos tornará unidos para reivindicar e encontrar uma solução que melhore o modelo de casas terapêuticas atual”, finalizou Flávio Lemos, representantes das casas terapêuticas da Região Metropolitana de Curitiba.
Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 13/08/2014