Câncer de mama: Câmara de SJP encerra Outubro Rosa com autocuidado e palestras

Foto: CMSJP/Divulgação

Intitulada ‘Vista a Prevenção o Ano inteiro’, a campanha Outubro Rosa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, em parceria com o grupo Morone, se encerrou nesta segunda-feira (30). Durante todo o dia, uma série de ações aconteceu na Casa para ampliar o debate nas informações acerca ao câncer de mama.

No início da manhã, quatro profissionais da maquiagem iniciaram os trabalhos de autocuidado: Isabele Miloch, Luciane Maranho, Ediel Oliveira e Ruth Mari Albornett. A Casa também recebeu duas esteticistas para apoiar essa causa: Sara Evangelista e Giulia Castilho. As profissionais fizeram um trabalho voluntário levando autoestima para os participantes do evento.

Entre as participantes, a aposentada Osenide de Oliveira Chaves, 63 anos, que está em tratamento contra o câncer de mama. “Feliz por estar aqui participando, é muito bom ter esses momentos para a gente”, disse ela.

Abertura

A abertura do encontro teve a presença do vereador Sinésio Januário (Avante) e do delegado Michel (PSD), representando os parlamentares da Câmara de São José dos Pinhais. “Com muita honra e muito prazer que abrimos a Câmara para esse evento, não é só no outubro rosa, temos 12 meses rosas para nos prevenir, estamos em uma luta constante para que tenhamos profissionais e equipamentos para que esse cuidado seja feito todo o período do ano”, disse o vereador Sinésio.

Já o vereador Delegado Michael trouxe dados importantes para o debate. “Estimativa do Instituto Nacional do Câncer, do começo desse ano de 2023, é que 73 mil brasileiras seriam diagnosticadas com câncer de mama, um dado muito triste, mas também é um dado que faz uma reflexão. Eu disse que seriam, porque muitas delas não vão saber, porque estão deixando de se preocupar com a sua saúde, estão deixando de tomar os cuidados básicos, e aí a importância dessa campanha maravilhosa que é o Outubro Rosa. A mulher por natureza tem muitas funções (….) Vocês são fantásticas e maravilhosas, mas por vezes esquecem de vocês, esquecem da saúde, não cometam esse pecado, não cometam esses erros, vocês são mais importantes do que tudo, cuidem-se e cuidem-se todos os dias”, completou.

Palestras

Para ampliar o conhecimento, o especialista na área oncológica, o Dr Rafael Saraiva Rodrigues, trouxe informações atualizadas sobre os novos procedimentos no tratamento contra o câncer de mama.

Já a enfermeira Caroline Nunes compartilhou o conhecimento adquirido ao longa da trajetória profissional. Ela ainda auxiliou as mulheres a fazer o toque para o autoexame. Além disso, a servidora da casa e psicóloga clínica Débora Bonfim também fez parte das palestras e comentou sobre a importância do tratamento psicológico durante o câncer de mama. “O diagnóstico em si de qualquer doença já é algo muito pesado, e o diagnóstico de câncer para a mulher acaba afetando muito mais, porque fala sobre a sua autoestima, sobre seus valores, a qualidade de vida que vai sendo perdida a partir do diagnóstico”, disse ela.

Sobre autoestima, a fotógrafa Lou Bueno falou sobre a experiência em clicar mulheres em tratamento ou já curadas do câncer de mama. Na Câmara de SJP, ela expôs o projeto “Rosas pela Vida”.

Houve ainda depoimento de mulheres que enfrentaram diagnóstico, tratamento e a cura do câncer de mama.

Música

Para celebrar a campanha do Outubro Rosa, a Casa produziu uma música, usada em diversas ações durante o mês. A composição é do Diretor-Geral, Guilherme Cherobim Junior, com as vozes de Lígia Nara Zapp e Felipe Carvalho Rodrigues, violão da servidora do Departamento de Compras e Licitação, Walkiria Borçato; captação de Rudney Soares e Bruno Dissenha, ambos da Comunicação, com mixagem e masterização de Rudney Soares.

Íntegra

Confira abaixo toda a programação da campanha Outubro Rosa:

Leia também