Câmara Técnica apresenta resultados

O próximo passo da Câmara Técnica Metropolitana será a criação de uma Agência de Desenvolvimento

Equipe da Secretaria de Assuntos Metropolitanos de Curitiba esteve ontem, na Câmara Municipal, durante a sessão ordinária para explanar sobre os resultados obtidos com o trabalho desenvolvido pelos membros da Câmara Técnica Metropolitana.
“Para a Secretaria é de muita honra e orgulho estar mostrando os resultados deste trabalho no município, tendo em vista que ele foi lançado aqui”, disse o Tadeu Átila Mendes, porta voz da Secretaria.

A Câmara Técnica Metropolitana iniciou a partir de reuniões realizadas em São José dos Pinhais, onde cada prefeitura indicou técnicos para colaborarem com as pesquisas. Um dos resultados obtidos com os trabalhos mostra que os municípios da Região Metropolitana de Curitiba – RMC vêm tendo um desenvolvimento concentrado. Hoje a população da RMC está em 3 milhões e 300 mil habitantes. Através de uma projeção técnica, daqui a oito anos, a população atingirá 4 milhões e 700 mil habitantes. “Com isso, surge à necessidade de trabalhar através de uma forma integrada, onde todos os municípios possam ter um desenvolvimento com sustentabilidade”, explicou Tadeu Átila Mendes.
Segundo Mendes, o município de São José dos Pinhais teve grande participação para o desenvolvimento deste trabalho, “agradeço ao secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Giovani e Souza, e os demais membros desta Secretaria que com dedicação colaboraram com os resultados obtidos”.
 O próximo passo será reunir todos grupos de trabalho, para discutir a metodologia que dará continuidade ao processo, tendo como objetivo a criação de uma “Agência de Desenvolvimento”, com a capacidade de colaborar os municípios da Região Metropolitana de Curitiba a terem um desenvolvimento com sustentabilidade.
 Os temas que serão trabalhados e pesquisados em seguida serão o Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico, Fundos Municipais de Desenvolvimento Econômico e Consórcios.

CONTINUIDADE DOS TRABALHOS

Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico

Desenvolver estudos e projetos para localizar e definir as atividades locais, perfil econômico, vocação, especificidades, atrativos turísticos e perfil social de cada município, entre outros.

Consórcios

Logística, condomínios empresariais, associações econômicas, sistema de comparas integradas, informações de oportunidades para empreendedores nacionais e internacionais.

Fundos Municipais de Desenvolvimento Econômico

Tem como missão o desenvolvimento de estudos para implantação dos conselhos locais de desenvolvimento e a articulação sustentável com todo o setor produtivo.

Jornalista: Franciele Stoco

DRT 5467 – 16/05/07