Câmara presta homenagem à professora que se tornou referência em São José dos Pinhais

A homenagem teve origem por meio do vereador José Possebon (Pros) e outorgado, em votação, pela Casa. Foto: CMSJPDivulgação

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais prestou uma homenagem à educadora Maria Thereza Romanó, professora que teve um trabalho fundamental no desenvolvimento educacional do município.  A entrega dos Votos de Louvor e Reconhecimento aconteceu durante a 27ª Sessão Ordinária, nesta terça-feira (16).

A homenagem teve origem por meio do vereador José Possebon (Pros) e outorgado, em votação, pela Casa. Thereza já foi freira da Congregação das Missionárias de Jesus Crucificado e trabalhava como missionária ministrando catequese na cidade de Londrina, norte do Paraná. Ao aceitar um convite, passou a integrar a equipe educacional da Fundação Itaqui e se tornou a diretora do Colégio Estadual Tiradentes, na Borda do Campo.

Educadora Maria Thereza Romanó. Foto: CMSJPDivulgação

A partir de então, começou a se envolver cada vez mais na comunidade, e passou a lecionar na própria Escola Tiradentes as matérias de “Técnicas Agrícolas e Pecuária” e também “Formação para o Lar”. Trabalhava naquilo que acreditava: a escola pública oferecendo um ensino de qualidade e incluindo matérias que ajudariam os alunos a ter conhecimentos para eles próprios contribuírem no crescimento da própria região em que viviam.

A professora Maria Thereza, também presidente da Fundação Itaqui, agradeceu aos Votos de Louvor e enalteceu o trabalho em equipe. “Esse trabalho foi feito em equipe. Tenho profunda gratidão a todas as pessoas que colaboraram comigo. Eu acredito em um trabalho em conjunto entre escola, igreja, família e o Governo, sempre pensando na promoção da vida humana. O Brasil precisa ser cada vez mais forte e isso começa pela educação”, disse ela, durante a Sessão.

Na tribuna, o ex-aluno Márcio José Pelinski, hoje professor e diácono, destacou o desenvolvimento e as atividades que fazem história no Colégio Estadual Tiradentes. Já a sobrinha de Thereza, Karin Romanó, falou sobre as etapas de sucesso que da professora, diretora e presidente da Fundação Itaqui.

Aprovado

Pela maioria dos votos, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 771/2023, do Poder Executivo, em regime de urgência, que concede reajuste linear a título de revisão geral da remuneração dos servidores públicos municipais, dos subsídios de agentes políticos e dos benefícios previdenciários mantidos pelo PREV-SÃO JOSÉ.

Requerimentos

Do vereador Professor Abelino (Cidadania), o requerimento nº 79 de 2023 foi aprovado. Ele pede que sejam registrados Votos de Louvor e Reconhecimento, com outorga de Diploma do Legislativo, à empresa Renault do Brasil pelos 25 anos no Brasil.

Do vereador Wilson Cabelo (PP) foram aprovados dois requerimentos: o nº 80 de 2023 pede Votos de Pesar pelo falecimento de Seonita França da Silva, conhecida como Tita, prima do vereador Wilson Cabelo. Outro, nº 81 de 2023, pede registrado de Votos de Louvor e Reconhecimento, com outorga de Diploma do Legislativo, à Associação de Moradores da Vila Quissisana (ASMOVIQ) pelos relevantes serviços prestados à comunidade são joseense.

A próxima sessão está marcada para quinta-feira (18), a partir das 9 horas, com transmissões simultâneas nos canais oficiais do Youtube e Facebook da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.