Câmara Municipal promove ações para doação de medula óssea

Com o objetivo de incentivar a doação de medula óssea, a Câmara Municipal promoveu na manhã desta quarta-feira, 4, uma palestra educativa e coleta de sangue para cadastros de possíveis doadores.

A campanha, realizada em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), foi apresentada pela bióloga do Hemepar e responsável por encontrar doadores compatíveis, Jaqueline Morcelli Castro.

“Temos hoje 850 pacientes que precisam de um doador compatível. Por isso é muito importante promover campanhas que aumentem o número de pessoas cadastradas para realizar a doação”, explicou Jaqueline.

Para se tornar um doador é necessário ter entre 18 e 55 anos de idade, bom estado de saúde, sem nenhum tipo de doença como Hepatites B e C, HIV, câncer, doenças autoimunes e hematológicas. Além disso, é preciso ir até um hemocentro para fazer o cadastro e a coleta de uma pequena amostra de sangue.

Em São José dos Pinhais, a doação de medula óssea é incentivada pela Lei S.O.S Vida, de autoria do vereador Tadeu Camargo com apoio do vereador Élcio do Bolinho.

Assessoria de Imprensa – 04/12/2019