Câmara Municipal inova e melhora sistema de transmissão das sessões plenárias

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais está com equipamentos novos e especializados em áudio visual de alta definição para realização de captura e transmissão de imagem. As novas câmeras – robóticas PTZ – estão instaladas desde o início do mês de fevereiro, com o objetivo de oferecer mais agilidade e transparência nas atividades da Casa. Antes dos atuais, os antigos equipamentos operavam no sistema analógico, comprometendo o registro áudio visual das sessões plenárias e outros eventos solenes.

O presidente da Câmara Municipal, o vereador Allax Siqueira (PRD), acredita que a melhoria traz ainda mais transparência aos trabalhos da Casa. “Essa é uma ferramenta de acesso e transparência aos trabalhos dos nossos vereadores. É importante que os munícipes saibam como funciona o dia a dia legislativo e, mais que isso, fiscalizem o mandato dos seus vereadores. Oferecer essa possibilidade faz parte, sobretudo, de uma democracia da informação”, defende o presidente.

A melhoria do sistema de transmissão é resultado do trabalho do Departamento de Comunicação, responsável pela institucionalidade dos assuntos da Casa. A diretora de Comunicação da Câmara Municipal, Elizangela Jubanski, comemora a efetivação das instalações das câmeras, após intensa dedicação. “É um projeto feito de maneira intersetorial, iniciado na Comunicação, somado a expertise da Informática e também do setor especializado em Compras e Licitações, para que tudo fosse feito da maneira mais objetiva possível. Após meses de empenho, avaliação e entendimento do que seria importante nessa nova estrutura de câmeras, finalizamos o projeto e agora comemoramos a entrega de melhor qualidade aos cidadãos de São José dos Pinhais”, celebra a diretora.

Mudança

As quatro câmeras de vídeo instaladas no plenário da Casa são modelo robóticas PTZ com resoluções 4K, lente grande angular (distância focal mínima) de 4mm até 7,1mm, zoom ótico de 30x, redutor de ruído, entre outras especificações.

Há duas câmeras instaladas atrás da mesa diretiva, direcionadas às bancadas dos vereadores e ao público em geral. Outra está posicionada na coluna à esquerda, contemplado o enfoque à tribuna. A quarta câmera está no centro do plenário da Casa, com direcionamento à mesa diretiva.

O projeto ainda contemplou a instalação do vMix, um software de produção de vídeo ao vivo completo e profissional. Além disso, houve treinamento e especialização da equipe de Comunicação, com acompanhamento de técnicos da área.

Transmissões

As sessões ordinárias acontecem às terças e quintas-feiras, a partir das 9 horas. Elas são transmitidas pela TV Câmara, nos canais oficiais do Youtube e Facebook.