Câmara Municipal entrega homenagens durante a 77ª Sessão Ordinária
A Câmara Municipal de São José dos Pinhais realizou duas homenagens durante a 77ª Sessão Ordinária, na manhã de terça-feira (3).
A empresa Palmares Indústria Metalúrgica Ltda recebeu os votos de Louvor e Reconhecimento, proposto pelo vereador Abílio Alves (PSD) e aprovado por unanimidade da Casa. Abílio destacou que a empresa, presente há 30 anos no município, contribui para o crescimento de São José dos Pinhais não apenas pelo que produz, mas também com a receita que gera. “A saúde, a educação, todos os setores são beneficiados pelo trabalho da Palmares”, elogiou o vereador, lembrando ainda de ocasiões em que o empresário Jeferson Luís Amorim lutou para trazer outros empreendimentos para a cidade.
Jeferson explicou que isso acontece por que “embora curitibano de nascimento, eu sou são-joseense de coração”. Segundo o empresário, um de seus maiores orgulhos é de nunca ter tido reclamações trabalhistas. “Somos uma grande família, amigos, onde todos contribuem e se ajudam de muitas maneiras”, revelou.
A empresa
A Palmares Indústria Metalúrgica Ltda., foi fundada em 1994 por José Valdir Szesepanski e Jefferson Luís Amorim. Identificando um nicho promissor no mercado de peças de reposição para tratores, os sócios apostaram no potencial do segmento.
Em breve, a empresa anunciará a expansão de suas instalações industriais. A nova estrutura abrangerá uma área total de 52.000 m², com um complexo moderno de 8.000 m² dedicado à produção inicial. Com um departamento especializado no desenvolvimento de novos produtos, a empresa está sempre de olho nas últimas tendências e demandas do mercado.
Líder comunitária
Atendendo a proposição do vereador Sílvio Santo (Podemos), também por unanimidade, foram entregues os votos de Louvor e Reconhecimento à líder comunitária Cacilda Barbosa Bueno. Conforme o vereador, Cacilda reside no bairro Quissisana, e “foi fundamental na consolidação da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”, afirmou Sílvio Santo.
Cacilda Barbosa Bueno, nasceu em 12 de novembro de 1961. Em 2012, deu início a um projeto comunitário significativo que integrou a Paróquia Nossa Senhora Aparecida no bairro Xingu. Em 2018, a comunidade, juntamente com Cacilda, passou a integrar a Paróquia Santa Rita no bairro Quissisana, sob a orientação dos freis e, mais recentemente, do pároco Gino. Durante este período, Cacilda continuou a demonstrar seu compromisso inabalável com a comunidade, organizando eventos, promovendo ações sociais e oferecendo apoio constante aos necessitados.
Parto Domiciliar
Na Ordem do Dia, foi aprovado em 1º turno – por unanimidade — o projeto de Lei n.ᵒ 1208/2024, do vereador Silvio Santo, que cria o Dia Municipal do Parto Domiciliar. A data deverá ser celebrada no dia 18 de janeiro de cada ano.
Ao defender a matéria, o vereador disse que cada vez mais casais estão optando pelo parto em casa. “Devidamente acompanhado por profissionais, é um ambiente mais acolhedor e com menos intervenções”, defendeu. “O projeto visa fortalecer a humanização do parto, através da escolha da mulher”, concluiu.
Habitação
Na Ordem do Dia, foi aprovado em 1º turno o projeto de Lei n.ᵒ 1195/2024, do Poder Executivo, que altera dispositivo da Lei n.º 4.400, de 11 de março de 2024, que inclui imóveis de propriedade do município do São José dos Pinhais para o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social – FMHIS.
Praças
Também passaram os projetos de lei n.ᵒ 1199/2024 e n.ᵒ 1200/2024, ambos do vereador Juliano Martins (PSD), que denominam de José Marcelo de Farias Junior e Loidy da Silva Quirino, praças do município.
Transmissão
A próxima Sessão Ordinária está marcada para quinta-feira (5), a partir das 9 horas. Assista as sessões transmitidas simultaneamente nos canais oficiais do Youtube e Facebook da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.