Câmara Municipal empossa Legislatura 2025/2028 e elege Mesa Diretiva para os próximos dois anos

Tomaram posse 21 vereadores, a prefeita Nina Singer e o vice-prefeito Delegado Michel

Foto: CMSJP

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais empossou, em Sessão Magna no dia 1º de janeiro à tarde, a Legislatura 2025/2028. A sessão foi presidida pelo mais votado na eleição de outubro de 2024, o vereador José Possebon (Podemos).

Na oportunidade, foi eleita e empossada a Mesa Diretiva para o biênio 2025/2026. Por unanimidade, os 21 vereadores elegeram presidente o vereador Professor Wellington (PSB); o vereador Paulinho Maradona (PSD) como vice-presidente; o vereador Bira do Banco (PSD) como 1º secretário; o vereador Andrei Gondro (PSB) como 2º secretário e a vereadora Pali Valaski (PP) como corregedora.

Confira mais fotos das sessões magnas aqui:

https://drive.google.com/drive/folders/1uS27ZvqrxSZ-fAizehxlMbEwfFamzO0a?usp=sharing

Discursos

O decano da Casa, vereador Professor Assis (União) utilizou a tribuna como orador oficial da Sessão Magna. Em sua fala, o Professor Assis recapitulou a importância histórica da divisão e alternância de poder. “A tripartição de poderes segue a teoria do filósofo francês Montesquieu (1689-1755) e é adotada pela maioria dos países, inclusive o Brasil”, explicou o decano, “o que estabelece a Constituição Brasileira são os três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – independentes e harmônicos entre si”, complementou. O professor Assis concluiu desejando que “os ideais que nortearam tantos pensadores que se preocuparam com uma sociedade mais justa e igualitária, sirvam de inspiração para todo o nosso trabalho”. Ele retorna à Casa de Leis para o 8º mandato, dessa vez, vindo do Executivo como vice-prefeito de Nina Singer.

Ao falar pela primeira vez como presidente da Casa, o Professor Wellington agradeceu aos pares pela confiança, nominando-os um a um. O presidente retomou a sua trajetória como professor há mais de 20 anos, quando começou a lecionar, aos 23 anos de idade, no Colégio Estadual Eunice Borges da Rocha, na Contenda. “O quadro e o giz me trouxeram até aqui, pela segunda vez serei um dos representantes do Legislativo de uma das cidades mais importantes do Paraná e, por consequência, do Brasil”, comemorou.

Sobre os trabalhos na nova Legislatura, o Professor Wellington destacou que terá uma responsabilidade dupla, como vereador e como presidente da Câmara Municipal. “Eu sei da responsabilidade da imensa tarefa que terei daqui para a frente”, garantiu, “contarei com os meus nobres pares, com os servidores, com os assessores, todos juntos vamos poder contribuir para que tenhamos uma São José melhor, mais justa, mais honesta, mais transparente”, apontou o presidente.

Quanto à relação com o Executivo, o Professor Wellington sinalizou no sentido de um trabalho de fiscalização sem busca de confronto. “Não é possível fazer uma democracia saudável quando um dos poderes trabalha para diminuir ou enfraquecer o outro”, pontuou o novo presidente do Legislativo Municipal.

Executivo

Concluída a posse dos vereadores e da Mesa Diretiva, teve início a Sessão Magna de posse da Prefeita Nina Singer (PSD) e de seu vice, o Delegado Michel (Podemos), que comandarão o Executivo até o final de 2028. A Sessão também foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Professor Wellington.

Após os juramentos e as assinaturas dos termos de posse dos eleitos, a vereadora Pali Valski saudou os recém-empossados prefeita e vice em nome da Casa. A vereadora lembrou de sua trajetória ao lado de Nina. “Faço parte deste momento histórico não apenas por minha eleição, mas por estar ao lado de uma pessoa inspiradora”, elogiou Pali. A vereadora enfatizou ainda a representatividade feminina da nova composição da Câmara Municipal, com quatro vereadoras. “Nosso papel aqui não é apenas o de ocupar cadeiras, mas o de trazer as vozes de mulheres que durante muito tempo foram silenciadas”.

O representante da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, deputado estadual Thiago Bührer (União), falou do momento histórico da posse. “Momento esse vivido pela nossa prefeita Nina Singer, a primeira prefeita eleita e reeleita de São José dos Pinhais”, enfatizou o parlamentar. Bührer ainda cumprimentou a Mesa da Câmara Municipal. “São nossos vereadores que recebem as grandes demandas do dia a dia, daquilo que a população tanto necessita”.

O vice-prefeito Delegado Michel relembrou a sua trajetória como guarda municipal, delegado de Polícia e como vereador na última Legislatura. “Ter sido o vereador mais votado foi um privilégio, mas que exigiu um comprometimento diário com os anseios de nossa população”, afirmou. “Uma das lições mais valiosas da vida pública é que conseguimos avanços quando trabalhamos juntos, porque ninguém faz nada sozinho”, completou. Para o Delegado, esse foi o principal motivo pelo qual resolveu integrar a chapa que saiu vitoriosa na última eleição.

Ao usar da tribuna, a prefeita Nina Singer manifestou o anseio de continuar o seu trabalho pelo desenvolvimento do município e de sua população. “Estou aqui por que vocês acreditaram em mim”, lembrou a prefeita, “nesse momento reafirmo o compromisso que assumi pela primeira vez em 2021, o de mudar São José dos Pinhais e transformar a nossa cidade no lugar que sempre sonhamos”.

Nina Singer ressaltou a importância da participação da mulher na política, saudando a bancada feminina recorde da Câmara Municipal, e também reconhecendo a importância de sua própria trajetória como prefeita. “Ser a primeira prefeita eleita de São José dos Pinhais já foi uma honra imensurável”, garantiu Nina, “tornar-me também a primeira mulher reeleita é um marco histórico”, disse, lembrando que uma reeleição não ocorria no município desde o ano 2000.

Confira a nova formação da Câmara Municipal:

  • Professor Wellignton Leitão (PSB) – presidente
  • Paulinho Maradona (PSD) – vice-presidente
  • Bira do Banco (PSD) – 1º secretário
  • Andrei Gondro (PSB) – 2º secretário
  • Pali Valaski (PP) – corregedora
  • José Possebon (Podemos)
  • Lucas Novak (PL)
  • Denílson Grilo (PSD)
  • Leo Gomes (PSDB)
  • Ton Rodrigues (PSDB)
  • Débora Chemin (PSD)
  • Samuel Pinheiro (Podemos)
  • Luiz Monteiro (PSD)
  • Zé Vieira (MDB)
  • Gilbertinho Mello (Rep)
  • Gesiel (PSDB)
  • Luiz Paulo (PP)
  • Sabrina Protetora dos Animais (Rep)
  • Jean Zanchetta (Cidadania)
  • Pra Adriana Rocha (PL)
  • Professor Assis (União)
Leia também