Tribuna Jovem: Câmara Municipal abre para visitas noturnas das escolas

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais passa a abrir espaço para visitas noturnas de estudantes com o novo programa ‘Tribuna Jovem’. A primeira delas aconteceu na noite desta segunda-feira (17), através da Escola de Cidadania, com estudantes do Colégio Estadual Elza Scherner Moro. Ao todo, 57 alunos do período da noite do colégio participaram.

De acordo com o professor do colégio, Acleílton Ganzert, que acompanhou os jovens, “algumas escolas têm todo o seu ensino médio no período noturno e projetos como esse contribuem para efetivamente democratizar o acesso à Câmara”. Antes da visita, o colégio já havia trabalhado em sala de aula os temas cidadania e poder legislativo, nas disciplinas de História e Sociologia.

Os estudantes, na faixa etária de 14 a 18 anos, puderam conhecer as instalações da Câmara Municipal e conhecer mais sobre o funcionamento do processo legislativo, da elaboração de leis e trabalho de fiscalização. Os vereadores Renan Machado (PSD), Paulinho Maradona (PSD), Wilson Cabelo (PT), Sinésio Januário (Podemos) e Delegado Michel (Podemos) responderam aos questionamentos dos jovens.

O Colégio Estadual Elza Scherner Moro é parceiro pelo segundo ano consecutivo do Programa Parlamento Jovem.

Para a pedagoga da Escola de Cidadania, Eloise Medice Colontonio, essa é mais uma oportunidade de estreitar comunidade e política. “A visita demonstrou importância de ambos os programas para o incentivo à participação do jovem na política”.