Câmara encerra trabalhos legislativos de 2013

Vereadores derrubaram veto prefeitural sobre Fundo Especial

Na última sessão de 2013, realizada nesta sexta-feira (13), o legislativo derrubou mais um veto prefeitural e instituiu o Fundo Especial da Câmara Municipal. Os vereadores também fizeram uso da palavra para fazer um balanço do primeiro ano de gestão e desejar boas festas à população.

De acordo com o presidente da Casa, Sylvio Monteiro, o Fundo será utilizado para construção do anexo da sede da Câmara e será constituído de parte do dinheiro economizado pelo legislativo durante o ano de 2013, ou seja, 4,8 milhões de reais. No entanto, o executivo vetou o projeto que, segundo o prefeito Luiz Carlos Setim, apresenta equívocos que poderão inviabilizá-lo. “Deixo claro que sou a favor do anexo e não sou contra a legislação do Fundo. Porém há algumas divergências em relação ao que foi apresentado”, disse Setim durante a sessão ordinária dessa quinta-feira (12).

Para as comissões de Constituição e Justiça e Orçamento, diante da legalidade e autonomia administrativa da Câmara, o veto deveria ser rejeitado. Sylvio Monteiro, em discurso, citou várias cidades, como Fortaleza, Tijucas do Sul, Foz do Iguaçu, Curitiba, entre outras que aprovaram seus Fundos Legislativos. “Aqui não existe disputa entre presidente, vereadores e prefeitura. Existe sim, independência de poderes e eu defendo essa autonomia”, disse. Os vereadores rejeitaram o veto por unanimidade.

Também foram votados doze projetos que estavam pendentes e aprovados um veto e um pedido de vistas. Os vereadores usaram da palavra para desejar um feliz ano novo a todos. “Parabenizo a todos que estão empenhados em trabalhar para o povo. Para mim é uma honra e felicidade trabalhar nesta Casa”, afirmou Luiz Monteiro. Com o mesmo objetivo falaram os vereadores Carlos Machado, Professor Abelino, Professor Assis, Mari Temperasso, Lucia Stoco, José Vieira, Onildo e Sylvio Monteiro. “Agradeço aos vereadores por esse ano de trabalho, pois meu maior objetivo é acertar e ajudar o legislativo a manter boas relações”, disse o presidente. As sessões ordinárias reiniciam no próximo dia 04 de fevereiro.

Presidente Sylvio Monteiro pediu apoio aos vereadores para rejeição do veto ao projeto do Fundo Especial.

Renata Teixeira Gomes
Fotos: Fernanda Grebogy