Câmara de SJP: Mais de 160 pessoas são atendidas pela Defensoria no 1º dia de mutirão

Ana e Paulo conseguiram realizar o divórcio consensual por meio do mutirão. Foto: Divulgação/CMSJP

O primeiro dia do mutirão da Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR) em parceria com a Câmara Municipal de São José dos Pinhais teve o total de 166 pessoas atendidas. Os trabalhos começaram às 9 horas e a distribuição de senha se estendeu até as 16 horas. Nesta sexta-feira (28), o mutirão será retomado, com o mesmo horário.

Desse total, pouco mais de 50 pessoas escolheram os atendimentos da Copel e da Sanepar; outras 40 receberam atendimentos e resoluções jurídicas na área da Família e ainda cerca de 35 tiveram as situações encaminhadas para uma sequência de resoluções.

Nesse primeiro dia, cinco exames de DNA foram feitos. Os resultados serão entregues daqui a semanas em contato direto com as famílias.

Na sexta-feira (28), os atendimentos continuam. A entrada do mutirão da Defensoria Pública do Paraná na Câmara Municipal é pela Praça do Verbo Divino, centro de São José dos Pinhais.

Divórcio

Ana Cláudia Martinez e Paulo Borbrowic Neto* conseguiram concretizar o divórcio no primeiro dia de mutirão. Os dois estão separados há quase dois anos e aproveitaram a oferta do serviço para ‘desatar os nós’, segundo eles. “É um ciclo que se encerra, tudo tranquilo. Temos nossos três filhos e precisamos oficializar esse fim. Vi que ia ter o mutirão aqui na Câmara e vim. Agradeço aqui ao pessoal da Defensoria e aos vereadores. Muito bom”, disse Neto.

“Foi mais rápido do que imaginei. Estava com a certidão das crianças, trouxe tudo, muito rápido o atendimento aqui”, completou Ana.

 class=
Ana e Paulo conseguiram realizar o divórcio consensual por meio do mutirão. Foto: Divulgação/CMSJP

Parcerias

O número de atendimentos no primeiro dia de mutirão da DEP-PR na Câmara Municipal de São José dos Pinhais é fruto de um trabalho estreito das equipes de Comunicação de ambas as instituições, mediante regras de atuação.

A imprensa regional e estadual esteve ativa na divulgação durante toda a semana. Portais de notícias, jornais, rádios, canais de televisão, blogs divulgaram as ações do mutirão, ampliando a divulgação e o alcance aos serviços. Os veículos de comunicação são pautados para levar assuntos de interesse da comunidade e assim o fizeram, com dinamismo e profissionalismo.

Os serviços ofertados pelo mutirão incluem divórcio, pensão, partilha de bens, reconhecimento de paternidade, contas atrasadas. São temas sensíveis, que requerem privacidade aos envolvidos. Daí a necessidade de alguns protocolos quanto ao trabalho da imprensa.

Desta forma, a Câmara de São José dos Pinhais agradece a sensibilidade dos profissionais da imprensa que cobriram o mutirão e entenderam os procedimentos adotados.

*Os personagens da matéria autorizaram a divulgação das informações.

Leia também