Câmara de SJP aprova moção de repúdio a ataques do Hamas contra Israel

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais aprovou nesta terça-feira (24) uma moção de repúdio aos ataques do grupo terrorista Hamas contra Israel.  Durante a 66ª Sessão Ordinária, os vereadores aprovaram, por unanimidade dos presentes, a moção n° 118/2023, do vereador Samuel Pinheiro (Rep) e dos vereadores subscritos: presidente da Casa, Allax Siqueira (PTB), Delegado Michel (PSD), Abílio Alves (Cidadania), Paulinho Maradona (PSD), Renan Machado (PL), Luiz Monteiro (Cidadania), Silvio Mecânico (PSD), Silvio Santo (Rep), Gilberto Mello (Cidadania), Sinésio Januário (Avante), Prof. Wellington (PSB), Wilson Cabelo (PP) e Juliano Martins (PSC).

A moção de repúdio segue as atribuições regimentais, conforme o artigo 136 e 137 da Casa Legislativa. “É nosso dever, como representantes do povo e do Poder Legislativo, expressar nosso repúdio aos fatos noticiados e externar a nossa preocupação com aqueles que sofrem com o estado de guerra. Portanto, a presente Moção de Repúdio, tem por finalidade condenar com veemência os ataques promovidos pelo grupo terrorista Hamas, reafirmar nosso compromisso com a Paz, com a guarida dos Direitos Humanos e com o reconhecimento da soberania da Nação de Israel”, diz a moção.

A Casa também aprovou, por unanimidade, em 2º turno, o Projeto de Lei nº 891/2023, do vereador Silvio Santo, que cria no município de São José dos Pinhais o “Dia Municipal de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo”.

Também por unanimidade, em 2º turno, foi aprovado o Projeto de Lei nº 901/2023, do Poder Executivo, que autoriza o município a conceder de uso de área construída (110m²) para a Caixa Econômica Federal. Com essa aprovação, um posto de atendimento da CEF funcionará no Paço Municipal, na Rua Passos de Oliveira, até 2026.

Cooperação

Em 2º turno, os vereadores aprovaram dois Projeto de Decreto Legislativo (nº 1648/2023 e nº 1664/2023), do Poder Executivo, que aprovam o Termo de Cooperação Técnica que entre si celebram o município de São José dos Pinhais e o Banco Bradesco, e também o Paraná Banco.

Abertura de crédito

Em 2º turno, do Poder Executivo, foram aprovados Projetos de Lei para abertura de Crédito Adicional Especial no Orçamento Geral do Município de R$ 7.000,00 para a Educação; R$ 2.601.110,55 para a Cultura; ainda R$ 628.084,00 para a Cultura; e R$ 60.000,00 para a Assistência Social.

1º turno

Dos vereadores Abílio Alves (Cidadania) e Silvio Santo (Rep), o Projeto de Lei nº 889/2023 que determina o direito a um acompanhante para pacientes mulheres (consultas e exames em geral) foi aprovado por unanimidade, em 1º turno.

Reconhecimento

Na sessão desta terça-feira (24), o atleta de Fisiculturismo Anderson da Silva Arruda recebeu uma homenagem do vereador Juliano Martins (PSC). Por meio do requerimento nº 132/2023

“Por meio do esporte se resgatam vidas. Eu sou do Jardim Ipê e sou muito grato a tudo que o esporte me deu. Agradeço ao vereador e a todos por esse reconhecimento”, disse ele, em tribuna. O atleta estará no Mister Olympia 2023, no dia 4 de novembro, na Flórida, Estados Unidos, representado o país e o município de São José dos Pinhais.

Transmissão

A próxima sessão está marcada para quinta-feira (26), a partir das 9 horas, com transmissões simultâneas nos canais oficiais do Youtube e Facebook da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.