Câmara concederá título de Cidadã Honorária a arquiteta Daniele Cardoso

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais aprovou, por unanimidade, na 15ª Sessão Ordinária desta terça-feira (9), o título de Cidadã Honorária para Daniele de Souza Cardoso. A votação em 2º turno reconhece os serviços prestados à comunidade são-joseense por meio do Projeto de Lei nº 995 de 2024 do vereador Samuel Pinheiro (Podemos).

A futura nova Cidadã Honorária tem história com São José dos Pinhais. A família de Daniele chegou na cidade em 1975 com a participação minoritária da Empresa Magius. Um ano depois, já adquiriu participação relevante de uma das mais tradicionais indústrias de São José dos Pinhais, a Indústria e Comércio Senegaglia. Na década de 80, o pai de Daniele, Adilton, vendeu a participação na Senegaglia e adquiriu o controle acionário da Magius Metalúrgica, no decorrer daquela década fundou ainda a Latal Embalagem Metalúrgica e a Paranaço Distribuidora de Ferro e Aço.

No Mondrí Gastronomia, empreendimento no qual Daniele participou desde a criação até o fechamento em janeiro de 2024, ela pôde proporcionar uma nova e inédita opção de entretenimento, lazer e gastronomia e também desenvolveu diversas formas de apoiar e incentivar o esporte na cidade, através de patrocínios às corridas de rua, a equipes de corrida, lutadores, eventos de jiu-jitsu e a promoção de torneios. Também na Mondrí, Daniele chamou a atenção da população para a comunidade PCD, através dos eventos que reuniram mães empreendedoras de crianças com deficiência, contribuindo para que com seus negócios pudessem alcançar sua independência financeira.

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) ela possui MBA em Gestão Comercial pela FGV, MBA em Marketing e Gestão de Negócios pelo ESIC, PMD (Program for Management Development) no IESE. Hoje, atua como membro do conselho deliberativo da ACIAP.

Matérias

Durante a sessão ainda aconteceram outras votações em 2º turno. Foram aprovados: O Projeto de Resolução nº 150/2024, do Vereador Silvio Santo, que altera dispositivos na Resolução nº 02 de 04 de outubro de 1990 – Regimento Interno da Câmara Municipal; o Projeto de Lei nº 975/2024, do Vereador Professor Wellington (PSB), que acresce o dispositivo no artigo 2º da Lei n°1114 de 19 de outubro de 2007, data que institui o “Dia do Agricultor” no Calendário Oficial do Município; o Projeto de Lei nº 994/2024, do Vereador Samuel Pinheiro, que declara de Utilidade Pública Municipal a Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Colégio Estadual Padre Antônio; além do Projeto de Lei nº 999/2024, do Vereador Silvio Santo, que altera dispositivos na Lei Municipal nº 4.372 de 13 de dezembro de 2023, que institui o Dia Municipal do Rosário da Virgem Maria.

1º turno

A votação do Projeto de Lei nº 982/2024 em 1º turno, do Poder Executivo, que autoriza abertura de Crédito Adicional Especial no Orçamento Geral do Município para Viação e Obras Públicas, no valor de R$ 481.104,00, recebeu pedido de vistas na Sessão e não pôde ser votado. O pedido foi feito pelo vereador Abílio Alves (PSD) e acompanhado pelos vereadores Sílvio Santo (Podemos) e Wilson Cabelo (PT). A matéria já havia recebido pedido de vistas anteriormente, em 21 de março, quando outros créditos adicionais foram aprovados.

Ainda na ordem do dia, foi aprovado por unanimidade em 1º turno o Projeto de Lei nº 1002/2024 com a nomeação do Centro Comunitário Cultural Nahyr Dal Negro Vaccari a Unidade da Secretaria Municipal de Cultura na Planta Santo Antônio. O autor, vereador Paulinho Maradona (PSD) lembrou que o local estava abandonado e agora, revitalizado, será um espaço cultural e de integração no bairro Santo Antônio.

Já o Projeto de Decreto Legislativo nº 1679/2023, do Poder Executivo, que aprova o Termo de Cooperação Técnica entre o Município de São José dos Pinhais e o Banco Bradesco S.A. foi aprovado pela maioria dos presentes, também em 1º turno. A matéria trata de empréstimos consignados para servidores ativos do município.

Transmissão

A próxima Sessão Ordinária está marcada para quinta-feira (11), a partir das 9 horas, com transmissões simultâneas nos canais oficiais do Youtube e Facebook da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.