Autoridades e empresários discutem a construção de marginais no Contorno Leste

Comunidade do Quississana compareceu à reunião para apresentar expectativas

Reunião foi promovida pelo vereador Luiz Paulo

O vereador Luiz Paulo promoveu, na noite dessa segunda-feira (25), reunião com diversas autoridades e empresários para discutir a viabilidade de construção de marginais no Contorno Leste, no trecho de 14 quilômetros entre a Avenida Rui Barbosa e BR 277. A reivindicação é tema de vários debates na Câmara Municipal e todos os vereadores têm se envolvido na questão.

Segundo os moradores e industriários da região, os acessos são insuficientes e as marginais precárias. Além disso, devido as constantes obras realizadas pela concessionária Autopista Litoral Sul, o tráfego é lento, o que dificulta o processo de logística das empresas. “Não podemos esquecer a questão da segurança para pedestres e motoristas, pois o número de acidentes nesta rodovia é imenso”, completou o vereador Luiz Paulo ao fazer uso da palavra.

O vereador propôs, aos representantes da Autopista Litoral Sul, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e governos municipal, estadual e federal a criação de um projeto para as marginais, um plano gestor de investimentos, a regularização dos acessos e sinalização adequada. O prefeito Luiz Carlos Setim colocou o executivo municipal a disposição para solucionar o problema. “Precisamos de parceiros comprometidos, assim como os vereadores estão, para resolvermos os problemas das rodovias federais que estão no quadro urbano”, afirmou.

O engenheiro representante da concessionária, Fernando Araújo, explicou aos participantes todas as normas que devem ser respeitadas para construção de acessos e marginais. Segundo Araújo, todos os projetos são analisados pela ANTT e devem seguir as instruções de manuais do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). “Já estão previstas em contrato diversas obras de melhorias para o contorno, como passarelas e terceira faixa, porém, o projeto das marginais não está previsto, mas pode ser incluído”, disse Fernando.

Após discussões e sugestões para resolução do problema, ficou definido a constituição de uma comissão envolvendo todos interessados para criação de um plano de ação. O deputado federal Leopoldo Meyer comprometeu-se a solicitar uma emenda junto ao governo federal para angariar recursos para o desenvolvimento do projeto.

Estavam presentes na reunião, além de empresários da região do Contorno Leste, os vereadores Luiz Monteiro, Alberto Setnarsky e Nina Singer; o deputado federal Leopoldo Meyer; os representantes da Comec, Rui Hara e Sandro Setim; o engenheiro da Autopista Litoral Sul, Fernando Araújo; o diretor do posto de fiscalização da ANTT, Fábio Cunha; a presidente da Femam, Valdívia do Santos; vários secretários municipais e os representantes dos vereadores Wilson Cabelo, Rodrigo Saturnino e Mari Temperasso, Marcos Mussi.

Diversas autoridades e empresários participaram da reunião.
Congestionamentos e marginais precárias do Contorno Leste motivaram o debate.

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 26/02/2013