Audiência Pública discute proposta de reforma da previdência

Entidades e comunidade se reuniram na Câmara Municipal

Em audiência pública realizada na noite desta quinta-feira (09) e com o plenário da Câmara Municipal lotado, diversas entidades e população são-joseense discutiram a proposta de reforma da previdência, em trâmite na Câmara dos Deputados. De iniciativa do vereador Professor Marcelo e com o apoio dos demais vereadores, o evento contou com a participação de palestrantes técnicos no assunto, que explicaram quais serão as possíveis mudanças na previdência e quais os impactos delas na vida da população em geral.

Os palestrantes, Ana Paula Fernandes, Ludimar Rafahim e Paulo José Zanetti, foram unânimes em colocarem-se contra a proposta da reforma da previdência. Segundo eles, não só os trabalhadores serão atingidos, mas toda sociedade brasileira. “Precisamos de uma reforma, mas jamais pelas condições impostas pela PEC 287/16, pois seus objetivos não são sociais”, opinou Ana Paula, que é professora e mestre em direito previdenciário.

Os vereadores que fizeram uso da palavra lembraram a moção de repúdio à proposta da reforma, aprovada por unanimidade na Casa durante a última semana. “Este é o momento de sairmos às ruas contra a retirada de direitos historicamente conquistados pelos trabalhadores”, disse Marcelo. Ele também destacou que todos os vereadores estão entrando em contato com demais Câmaras Municipais do estado para pedir apoio e elaboração de moções de repúdio para envio ao Congresso.

Após as palestras, os representantes das entidades presentes tiveram cinco minutos para demonstrarem suas opiniões e, ao final, a plateia também pode expressar-se, através de comentários e questionamentos. Em seguida, será elaborada uma ata de compromisso entre as entidades participantes para que a mobilização continue e alcance outros municípios.

Estiveram presentes, na ocasião, os vereadores Professor Assis, Professor Marcelo, Bira do Banco, Alberto Setnarsky, Fátima de Paula, Nina Singer, Mari Temperasso, Élcio do Bolinho, Tadeu Camargo, Luiz Paulo, Juliano Martins, Gilberto Mello, Edson Dangui, Professor Abelino e Pastor Gilmar; o deputado federal, Aliel Machado; os secretários municipais, Rafael Rueda e Augustinho Michalizen; o presidente do Prev- São José, Fabrício Tambolo; o presidente da OAB- Sjp, Jaiderson Rivarola; representantes de entidades sindicais de trabalhadores e estudantes.

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 10.03.2017