Audiência pública debate políticas voltadas ao Autismo

A Câmara Municipal, por iniciativa da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência e Direitos Humanos, promoveu, na noite desta terça-feira (05), audiência pública para debater políticas de educação e saúde voltadas ao Transtorno do Espectro Autista.

Durante o evento, deram seus depoimentos familiares de crianças e jovens autistas, representantes da Ong Falando Sobre Autismo, os secretários municipais de saúde e educação, Giuvana Casagrande e Aldrian Matoso, a prefeita Nina Singer e o presidente da Comissão, vereador Silvio Santo. Também estiveram presentes, os vereadores Professor Wellington e Sinésio.

Ao abrir o debate, Silvio Santo apresentou um histórico da luta pelos direitos da pessoa autista em São José dos Pinhais e da dificuldade para se fazer cumprir as leis relacionadas ao tema. Para ele, ainda há um longo caminho para que os direitos sejam assegurados de maneira plena e para que o preconceito seja eliminado da sociedade. “Mas é dessa maneira que vamos transformando o comportamento social. Se nós considerarmos que o autismo é uma questão de comportamento, de comunicação e sociabilização, então essa comunicação em nós não pode ser falha”, disse.

As mães da Ong Falando Sobre o Autismo falaram sobre a dificuldades que enfrentam e o amor que dedicam aos seus filhos. Elas também apresentaram demandas públicas na área de saúde e educação aos secretários presentes. Após, Giuvana Casagrande e Aldrian Matoso responderam aos questionamentos e discorreram sobre projetos em andamento em suas respectivas pastas.

De acordo com a Comissão, o debate continuará aberto durante uma semana para envio de sugestões e questionamentos. Ao final do período será gerado um relatório conclusivo, que será enviado ao Poder Executivo para que conheça e proporcione soluções às demandas apresentadas.

Assessoria de imprensa 06.04.2022