APP-SINDICATO é homenageada pelos seus 60 anos de existência

Homenagem prestada pelo vereador professor Walder Mulbak comemora os 60 anos de existência da entidade

Na noite desta terça-feira (29), a Câmara Municipal de São José dos Pinhais realizou sessão especial para homenagear os 60 anos da APP-Sindicato (Associação dos Trabalhadores da Educação do Paraná). O proponente dos votos de louvor e reconhecimento foi o vereador Walder MulbaK, que na ocasião também homenageou o presidente da entidade, professor José Rodrigues Lemos e a presidente do Núcleo Sindical da Região Metropolina Sul de Curitiba, professora Isabel Catarina Zollner.

Durante o seu discurso, o vereador Walder Mulbak afirmou que a homenagem ao sindicato, e aos seus dirigentes é mais que merecida. “o trabalho que o sindicato desempenha na defesa da educação pública de qualidade é primordial”, enfatizou. O prefeito de São José também elogiou a atuação da entidade, desejando que continue realizando o trabalho a que se dispõe. “Desejo que este sindicato continue com o mesmo ideal de seus primórdios, na batalha pela conquista de um mundo melhor”, finalizou.                                .

Na seqüência, a professora Isabel Zollner agradeceu a homenagem recebida, bem como, a homenagem dada à entidade, e relembrou que a APP é fruto da união de vários esforços, destacando que as atividades desenvolvidas pelo sindicato vão além da defesa dos trabalhadores da Educação. “Nossa luta não se restringe apenas à nossa categoria, pois estamos inseridos na sociedade, assim, a APP, como uma entidade democrática formada por trabalhadores, defende várias bandeiras”, comentou. O presidente da sede estadual da APP, professor José Lemos, além de agradecer a homenagem recebida, assegurou que a entidade continua “buscando a transformação da sociedade, a fim de que todos possam viver com dignidade”.

No início da solenidade foi exibido um vídeo em comemoração aos 60 anos da APP, o qual mostrou a trajetória de luta do sindicato. Em seguida, o Coral da APP realizou apresentação. O presidente do Legislativo, vereador Assis Manoel Pereira, a vereadora Lucia Stoco, o vereador Joel Almeida, o secretário da educação Imar Augusto, professores e educadores de São José dos Pinhais prestigiaram a cerimônia.

Entidade

A APP-Sindicato foi criada em 26 de abril de 1947, por um pequeno grupo de educadores. Na época, a entidade que funcionava como uma associação de professores tinha como sede as dependências de uma escola de Magistério de Curitiba. Passado um tempo, a pequena associação tornou-se a APP-Sindicato. Atualmente a APP é um dos maiores sindicatos do Brasil, e representa os professores e funcionários das escolas públicas do Paraná.

Jornalista: Franciele Ulson

30/05/2007