Aílton Fenemê pede regularização de áreas no Del Rey

Vereador reuniu moradores e secretários do urbanismo e habitação

Preocupado com a situação de nove famílias que compraram lotes públicos localizados no Jardim Del Rey por conta do golpe de um estelionatário, o vereador Aílton Fenemê reuniu, na manhã dessa quarta-feira (06) em seu gabinete, os moradores e secretários da habitação e urbanismo, Rita Meyer e Marcelo Ferraz, respectivamente. O vereador intermediou a conversa entre os participantes para tentar solucionar o problema.

A área, de preservação ambiental, pertence à prefeitura e as famílias que lá residem pagaram, a um estelionatário, em torno de 25 mil reais cada terreno de cerca de 20 m². “Compramos os terrenos pensando em construir nossas casas próprias, pois esse é o sonho de qualquer pessoa, mas não sabíamos que era uma área irregular, pois o vendedor apresentou todos os documentos que, na verdade, eram falsos”, conta o senhor Ântonio Fonseca, proprietário de um dos lotes. Os moradores contam, ainda, que o vendedor não foi mais encontrado.

O grupo pediu aos secretários a possibilidade de, pelo menos, o serviço de coleta de lixo seja oferecido no local, porém, o poder executivo é proibido de levar serviços e melhorias às áreas de invasão. “Nossa situação é muito difícil: fomos enganados pelo vendedor dos lotes, não temos água, luz, asfalto e nenhum outro serviço básico. Não temos condições financeiras de comprar outra área e ainda, sofremos constantemente com medo de sermos despejados ou que nossas residências sejam derrubadas enquanto estivermos no trabalho”, reclamaram.

De acordo com o vereador, os moradores não serão retirados a força do local. “Com certeza, em conjunto com o executivo, encontraremos uma solução jurídica viável para o problema dessas famílias que estão em situação de risco. As pessoas mais simples acabam sendo enganadas por golpistas que prometem realizar o sonho da casa própria. No entanto, devemos alertar a todos: antes de comprar seu imóvel ou terreno, consulte a prefeitura e demais órgãos responsáveis para verificar a real situação da área” disse Fenemê.

Os secretários municipais, Rita Meyer e Marcelo Ferraz apoiaram a iniciativa do vereador e comprometeram-se a analisar o caso. “Levantaremos os dados necessários para fazer o estudo de qual o melhor caminho para regularizar a situação dessas famílias”, disse o secretário de urbanismo. Foi marcada uma nova reunião para possível apresentação de soluções nos próximos quinze dias.

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 08/03/2013