62ª Sessão Ordinária tem convite à comunidade para a “Semana Lixo Zero”

A 62ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, realizada na manhã desta quinta-feira (10), teve o meio ambiente como um dos assuntos em Plenário. A representante do Instituto Lixo Zero, Luana Neves, convidou a comunidade para participar da “Semana Lixo Zero”, de 18 a 27 de outubro. Ela ocupou a tribuna em um espaço cedido pelo vereador Sílvio Santo (Podemos).

A “Semana Lixo Zero” faz parte do calendário oficial de eventos do município, através da lei nº 3186/2018. Luana explicou que se trata de uma pauta ambiental global, presente em nove países e em 70 municípios do Paraná. “Queremos que a comunidade tenha um modelo de gestão de resíduos mais sustentável”, explicou Luana, “é possível reduzir em 30% dos resíduos que chegam aos aterros e economizar 80% no custo que isso gera”, complementou.

Programação. Foto: Divulgação

Entre as ações da “Semana Lixo Zero” estão atividades nas escolas, oficinas ecológicas, de compostagem, entre outros. Interessados em participar podem entrar em contato pelo Whatsapp nos números (41) 98426-4564 (Petra) ou (41) 99199-0552 (Luana) e acompanhar o perfil no Instagram @sjplixozero.

Parceiros da Escola

O vereador José Possebon (Podemos) também cedeu seu espaço na tribuna. Desta vez foi para que  professor Lucas Fingolo Claras, dos colégios Estadual Tarsila do Amaral e Herbert de Souza, falasse a respeito do projeto “Parceiros da Escola”, do governo do Estado. O professor criticou o projeto o qual, segundo ele, “pesquisas atestam que não melhora o ensino e transferem recursos públicos para empresas privadas”.

O projeto prevê que a parte administrativa possa ser terceirizada. “Há relatos em que a diretora pedagógica nem sabe o que acontece na escola, porque a empresa terceirizada tomou conta”, denunciou. “Não se pode tudo se resumir a número, estamos lidando com pessoas”, defendeu ainda o professor.

Na mesma linha, o vereador professor Wellington Leitão (PSB) utilizou o espaço de Explicação Pessoal para concordar com a manifestação de Fingolo. “Infelizmente passamos por um momento em que a educação pública do Paraná se resume a estatística”, afirmou, “o governador tem de começar a olhar para a educação pública com um viés mais humano”, concluiu.

Créditos adicionais

Durante a Ordem do Dia, os vereadores aprovaram, unanimemente e em 1º turno, o valor de  R$ 10.630.000,00 em créditos adicionais. Desse montante, R$ 10.600.000,00 são para a Prev. São José e R$ 30.000,00 para Assistência Social

2º turno

O projeto de lei n.º 1003/2024, do vereador José Possebon, que acrescenta parágrafo único ao Art. 1º da Lei n.º 3619/2020, que proíbe a inauguração e a entrega de obras públicas incompletas ou que, embora concluídas, não atendam ao fim a que se destinam. A inclusão prevista proíbe a inauguração de pedra fundamental de obras.

Transmissão

A próxima Sessão Ordinária está marcada para terça-feira (15), a partir das 9 horas, com transmissões simultâneas nos canais oficiais do Youtube e Facebook da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.