55ª Sessão Ordinária recebe estudantes da Escola Terezinha Toczek

Estudantes da Escola Municipal Professora Terezinha Toczek. Foto: CMSJP/Divulgação

A 55ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de São José dos Pinhais contou com a presença de cerca de 30 estudantes da Escola Municipal Professora Terezinha Toczek. As crianças matriculadas no 3º ano do Ensino Fundamental acompanharam os trabalhos na manhã de terça-feira (17), no Plenário Segismundo Salata. A vinda deles faz parte do projeto “Visitas Orientadas” da Escola da Cidadania.

A presença dos estudantes na Casa contribuirá para um aprendizado em sala. A professora Vanessa Antunes explica que há um projeto no colégio, em que as crianças estudam os Três Poderes. Após a visita, segundo ela, serão feitos debates entre os estudantes, momento em que uma eleição elegerá dois vereadores mirins entre eles, em cada turno. “Queremos que os estudantes nos digam as reais necessidades em seu dia a dia na escola”, revela. “No fim será feito um ofício e protocolado formalmente na Prefeitura”, conclui a professora.

Com isso, haverá uma dupla pela manhã e outra à tarde, que assumirão como representantes da escola.

Moção

Durante a Ordem do Dia da sessão, foi aprovada por unanimidade a moção n.º 148/2024. Através dela, os vereadores apelam ao Superior Tribunal Federal (STF) para que considerem os impactos sociais e humanitários das decisões relacionadas ao fornecimento de medicamentos de alto custo.

A moção se refere especialmente ao caso da Atrofia Muscular Espinhal (AME), cujos remédios podem ultrapassar R$ 150 mil. Conforme argumentam os vereadores, se julgada procedente a ação que tramita no STF, os portadores da doença perderão o direito de solicitar a medicação, que hoje não é fornecida pelo SUS, por via judicial.

Confira a pauta completa da 55ª Sessão Ordinária aqui:

Transmissão

A próxima Sessão Ordinária está marcada para quinta-feira (19), a partir das 9 horas, com transmissões simultâneas nos canais oficiais do Youtube e Facebook da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.