27 de setembro: Dia Nacional de Doação de Órgãos

Conhecida como Setembro Verde, a campanha em prol da doação de órgãos tem seu ápice nesta terça-feira (27), com a comemoração do Dia Nacional de Doação de Órgãos. Pensando na conscientização e conhecimento sobre o tema, estiveram na Câmara Municipal, durante a sessão desta terça, a enfermeira Ingrid Marcela Gariba e a transplantada Maria Isabela.

Ao usar a palavra, Ingrid falou sobre o processo clínico de morte cerebral, em que há condições de doação de órgãos, como estão as filas para transplante no Paraná, qual o procedimento realizado em São José dos Pinhais e importância de declarar-se como doador. “A doação de órgãos começa na recepção do hospital, pensando no acolhimento do familiar e do paciente, para que surja efeito no diagnóstico e conversa sobre a doação”, explicou.

Também deu seu depoimento a transplantada cardíaca Maria Isabela. Ela contou como descobriu a doença cardíaca ainda na infância e como o transplante lhe deu qualidade de vida. “A doação de órgãos é muito importante, algo que deve ser falado, pois há muitas pessoas na fila de transplante que, assim como eu, precisaram de um órgão ou tecido”, disse ela.

Em São José dos Pinhais a Lei nº 3668/2021, de autoria do vereador Samuel Pinheiro, instituiu a campanha Setembro Verde no município para conscientização quanto à doação de órgãos e tecidos. “Vale a pena deixar sua família avisada que você é um doador de órgãos, já que só é necessária a autorização de um familiar para a realização da doação e isso pode salvar muitas vidas”, finalizou o vereador.

Assessoria de imprensa 27.09.2022