11ª Sessão Ordinária tem participação de comitiva de Portugal

foto: Fábio Ritter/CMSJP
A 11ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de São José dos Pinhais contou com a participação de uma comitiva portuguesa da cidade-irmã de Montemor-o-Velho. A representante do grupo, a chefe de gabinete da Prefeitura de Montemor-o-Velho, Célia Margarida Santos Craveiro, subiu à Tribuna Popular, a convite do presidente do Comitê de Geminações Leopoldo Scherner, Roberto Machniewicz.
Célia apresentou a sua cidade através de uma série de slides e vídeos nos quais abordou a História, a cultura e o turismo do lugar, situado no distrito de Coimbra, em Portugal. Célia também agradeceu a recepção ao grupo. “Nos honra muito visitar São José dos Pinhais e mantermos os 28 anos de geminação, renovarmos o compromisso com o intercâmbio entre as cidades”, afirmou a chefe de gabinete.
Machniewicz ressaltou que o Comitê de Geminações surgiu com a intenção de estreitar laços culturais, educacionais, econômicos e sociais com cidades-irmãs ao redor do mundo. Dentro da ideia de internacionalização de São José dos Pinhais, a primeira delas foi justamente Montemor-o-Velho, a partir do ano de 1996.
O presidente da Casa, vereador Professor Wellington (PSB), recebeu a comitiva em seu gabinete após a sessão, quando enfatizou os laços profundos que unem o Brasil a Portugal desde a colonização até os dias atuais. “Temos que olhar com mais carinho para Portugal e aprendermos cada vez mais uns com os outros”, pontuou o Professor Wellington.

Além de Célia, integram a comitiva de Montemor-o-Velho: o chefe de Divisão de Planeamento e Coordenação de Projetos e Financiamentos Comunitários, Gonçalo Cristo; o coordenador municipal de Proteção Civil, Helder Araújo; o empresário José Carlos Faria; a assessora de Inovação e responsável pela formação contínua na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, Sandra Simões; o chefe de cozinha da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, Nuno Porfírio; a cantora e professora de Música, Adelaide Sofia (que fez uma apresentação de fado em Plenário); e o diretor de Portugal dos Pequenitos, Nuno Gonçalves
Ordem do dia
Na Ordem do Dia, foi aprovada por unanimidade a Moção n.º 6, do vereador Luiz Paulo (PP) e do vereador Paulinho Maradona (PSD), de apoio à aprovação da proposta de Emenda Constitucional n.º 57/2023, que altera os arts. 40 e 144 da Constituição Federal para dispor sobre as Polícias Municipais. A ideia, segundo Luiz Paulo, é fortalecer a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconheceu a legitimidade da existência de guardas municipais com poder de polícia.
Também por unanimidade, foi aprovado o Requerimento nº 31 de 2025, do vereador Professor Assis (União Brasil) para a entrega de Votos de Louvor e Reconhecimento, ao Clube de Aventureiros Pinheiro Júnior, pela passagem dos seus 30 anos de fundação. O Clube, como explicou o vereador, é ligado à Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Transmissão
A próxima Sessão Ordinária será na quinta-feira (20), a partir das 9 horas, com transmissão ao vivo pela TV Câmara, nos canais oficiais do YouTube e do Facebook.