Câmara dá andamento à criação do Conselho e do Fundo Municipal da Juventude

Os vereadores de São José dos Pinhais aprovaram na 25ª Sessão Ordinária desta terça-feira (14), por maioria de votos, a criação do Conselho Municipal da Juventude, através do Projeto de Lei nº 323 de 2021. A votação em 2º turno vinha sendo postergada devido a divergências quanto à formação do conselho, aprovadas em emendas.

O vereador Professor Wellington (PSB) declarou voto contrário e lamentou as mudanças que, segundo ele “desconsideram a representatividade de uma forma muito triste em que são suprimidas minorias que precisavam ser representadas”, referindo-se aos representantes do meio rural e de gênero e de diversidade sexual. Ao discordar do colega, o vereador Silvio Santo (Podemos) destacou a importância da criação do Conselho. “A juventude nunca teve esse acesso legítimo de representatividade, agora o jovem terá voz”, defendeu, “é um dia de alegria para a juventude de nossa cidade”, acrescentou.

Pela redação final, o Conselho Municipal da Juventude será composto pelo poder público e entidades representativas. O executivo participará com representantes das secretarias da Saúde; Educação; Assistência Social; Habitação; Cultura; Segurança; Trabalho, Emprego e Economia Solidária; e Esporte e Lazer. As organizações não governamentais terão um representante do movimento estudantil; um da juventude dos partidos políticos; um do movimento dos trabalhadores, geração de trabalho e renda; um representante de jovens empreendedores; uma entidade do movimento étnico-racial; uma entidade dos direitos humanos e/ou pessoas com deficiência; uma de entidade religiosa; e uma representante dos movimentos comunitários.

Ainda serão convidados a participar do Conselho, com direito de voz: o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria Pública locais; o Legislativo Municipal; a OAB Subseção São José dos Pinhais; e os conselhos municipais.

Fundo da Juventude

Na mesma sessão, foi aprovada, em 1º turno e por unanimidade, Projeto de Lei nº 324 de 2021 com a criação do Fundo Municipal da Juventude, que está ligado ao Conselho que irá geri-lo. Segundo a lei, a proposta orçamentária do Fundo será elaborada no ano anterior e enviada à Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária para a inserção na Lei de Diretrizes Orçamentárias.

30 anos Grupo Luson

A  Luson Veículos Ltda. recebeu Votos de Louvor e Reconhecimento da Câmara Municipal pelos 30 anos de atividades em São José dos Pinhais. O autor da proposta, presidente Allax Siqueira (MDB), declarou que “por estas três décadas de serviços prestados à sociedade são-joeense que fizemos questão de homenageá-los”.

O diretor administrativo da Luson, Edinelson Max Góes, revelou que a empresa é 1º lugar na campanha de performance da Volkswagen entre 470 concessionárias no Brasil. Além disso, falou da importância que a empresa dá a ações sociais. “Estamos envolvidos em campanhas sociais há muito tempo, sempre auxiliando os mais carentes de nosso município”, disse o diretor.

A Luson foi fundada em 20 de abril de 1994 pelos irmãos Antônio Cruz e Luiz Antônio Cruz, na rua Isabel Redentora (Centro). Após três anos de sucesso, a nova sede foi inaugurada no dia 13 de junho de 1997 na Avenida das Torres, 1411, com uma ampla área construída de 7.000 m². No ano de 2005, a Volkswagen do Brasil nomeou a Luson para uma segunda concessão. Sendo assim, em 14 de dezembro de 2005 foi inaugurada a segunda loja, dentro dos padrões exigidos pelo fabricante, na Avenida Vitor Ferreira do Amaral, 666, bairro do Tarumã, em Curitiba.

Cidadã Honorária

Ainda na terça-feira, foi homenageada com o título de Cidadã Honorária, a empresária  Daniele de Souza Cardoso, 45 anos, natural de Curitiba. O autor da proposta, vereador Samuel Pinheiro (Podemos) destacou o espirito empreendedor de Daniele, além de sua ação social.

Usaram da tribuna para homenagear Daniele o seu irmão, Alexandre de Souza Cardoso e o seu pai, Adilton Boff Cardoso. O irmão elogiou Daniele como sendo uma parceira do crescimento da cidade. “É uma cidadã exemplar, que inspira a todos nós a buscar a excelência e servir a comunidade com integridade e amor”, afirmou. O pai se emocionou com o reconhecimento. “Sei bem do trabalho, da dedicação e do empenho de minha filha a esse município”, disse.

Daniele agradeceu a homenagem e disse que em São José dos Pinhais que fez a sua vida. “As grandes lições e as memórias vêm do público são-joeense, a quem tenho gratidão e carinho”, declarou.

A família de Daniele chegou na cidade em 1975 com a participação minoritária da Empresa Magius. Um ano depois,  adquiriu participação n a Indústria e Comércio Senegaglia. Na década de 80, o pai de Daniele, Adilton, vendeu a participação na Senegaglia e adquiriu o controle acionário da Magius Metalúrgica, no decorrer daquela década fundou ainda a Latal Embalagem Metalúrgica e a Paranaço Distribuidora de Ferro e Aço.

No Mondrí Gastronomia, empreendimento no qual Daniele participou desde a criação até o fechamento em janeiro de 2024, pôde proporcionar uma nova e inédita opção de entretenimento, lazer e gastronomia e também desenvolveu diversas formas de apoiar e incentivar o esporte na cidade, através de patrocínios às corridas de rua, a equipes de corrida, lutadores, eventos de jiu-jitsu e a promoção de torneios. Também na Mondrí, Daniele chamou a atenção da população para a comunidade PCD.

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) ela possui MBA em Gestão Comercial pela FGV, MBA em Marketing e Gestão de Negócios pelo ESIC, PMD (Program for Management Development) no IESE. Hoje, atua como membro do conselho deliberativo da ACIAP.

Aeroporto

Foi aprovada a Moção nº 138 de 2024, de autoria do vereador Renan Machado (PSD), por unanimidade. A moção apela ao presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANA), Tiago Pereira, e Presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale Rodrigues, PARA  que sejam adotadas medidas para garantir e manter o acesso dos moradores da região do Rio Pequeno e Quissisana à Rua Constante Moro Sobrinho após a execução da Terceira Pista do Aeroporto Afonso Pena.

Conforme o vereador, 20 mil moradores ficarão “ilhados” caso o acesso à rua seja fechado. “Hoje há tecnologia para que se possa fazer a obra sem impedir o acesso. Não somos contra a terceira pista, mas a população tem de ser preservada”, defendeu Renan. O vereador Wilson Cabelo (PT) corroborou a opinião. “Estamos na luta, fizemos várias reuniões para obtermos informações sobre a terceira pista, por isso apoiamos a moção”, concluiu.

2º Turno

Foram confirmados em 2º turno e por unanimidade, o Projeto de Lei nº 992 de 2024, de autoria do Professor Wellington que declara de Utilidade Pública, a Associação de Pais, Mestres e Funcionários da Escola Municipal Professor Leopoldo Scherner; e o Projeto de Lei nº 1042 de 2024, do Poder Executivo, que autoriza abertura de Crédito Adicional Especial no Orçamento Geral do Município no valor de R$ 50.000,00 para Agricultura e Abastecimento.

Conheça-me

O Projeto de Lei nº 1026 de 2024, de autoria de Silvio Santo que institui o Programa Conheça-me: Promovendo a Inclusão de Crianças Atípicas na Escola no âmbito do Município de São José dos Pinhais. Conforme o autor, “precisamos que a escola seja um ambiente acolhedor para esse alunos e esse projeto vem neste sentido”.

Outras proposições

O Título de Cidadão Honorário de São José dos Pinhais a Nilton Ribeiro de Souza foi aprovado por unanimidade atendendo a proposta do vereador Ailton Fenemê (PRD). Do mesmo modo, o  Projeto de Lei nº 1051 de 2024, do vereador Abilio Alves (PSD), que institui o dia do Soldado no Calendário Oficial de Eventos do Município de São José dos Pinhais, a ser comemorado anualmente no dia 25 de agosto.

Decretos

Foi aprovado por unanimidade o Projeto de Decreto Legislativo nº 1692 de 2024 de Contrato de Rateio n° 10/2024 que entre o Consórcio Intermunicipal das guardas municipais da região metropolitana de Curitiba – COIN-GM e o Município de São José dos Pinhais.

Do mesmo, o Projeto de Decreto Legislativo nº 1695 de 2024, do Executivo, que referenda a substituição de nome de representante indicado pelo Chefe do Executivo para composição do Conselho da Cidade de São José dos Pinhais – CONCIDADE-SJP.

Transmissão

A próxima Sessão Ordinária está marcada para quinta-feira (16), a partir das 9 horas, com transmissões simultâneas nos canais oficiais do Youtube e Facebook da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.

Leia também