Olidir Foggiatto recebe título de Empreendedor Honorário na Câmara Municipal

A Câmara Municipal entregou na noite de quarta-feira (9) o título de Empreendedor Honorário de São José dos Pinhais a Olidir Francisco Foggiatto. O empresário é presidente do Grupo Foggiatto, considerado uma das empresas pioneiras e referência no ramo de reparação de veículos, que atua há 50 anos no ramo em São José dos Pinhais.

O proponente do título, vereador Samuel Pinheiro (Podemos), destacou que a família e o Grupo Foggiatto fazem parte da História do município, motivo pelo qual o título foi aprovado por unanimidade dos vereadores. “É uma extensa História, que faz de Fogiatto um empreendedor honorário, um empresário de sucesso, sempre com ótimo atendimento e serviço de qualidade”, elogiou o vereador, dizendo-se honrado em poder entregar o título, que estendeu simbolicamente a todos os funcionários e familiares.

Prestigiando a solenidade, o vereador Delegado Michel (Podemos) trouxe lembranças pessoais em relação à empresa do homenageado. “Me recordo que eu era criança, meu pai tinha um Opala, e a fama que a melhor empresa para fazer reforma era a do Foggiato”, recordou, “o senhor faz parte da História de São José, mas também da minha História, sendo referência no ramo”, complementou.

Foggiatto agradeceu a homenagem em poucas palavras. Agradeceu o vereador Samuel, a família, colaboradores, amigos e à Câmara pelo título recebido.

Familiares

Os familiares também tiveram voz na homenagem, a começar por Paulo Aloísio Foggiatto que usou a tribuna em nome de todos os irmãos de Olidir. Paulo lembrou momentos familiares e a jornada do irmão até chegar onde está hoje. “Um homem trabalhador e parceiro que nunca foi de luxos e ostentação”, afirmou o irmão. Paulo acredita que o segredo do sucesso, além da competência, está na fé em Deus, sendo Olidir um católico praticante. “Toda manhã ele faz a sua oração para que o dia seja abençoado”, disse o irmão. “Além disso, ele é dedicado a tudo o que faz, com amor e seriedade”.

O sobrinho Luís Fernando Foggiatto, que também falou em nome dos colaboradores do Grupo, lembrou o seu primeiro dia de trabalho, no ano de 1992, quando estudava e trabalhava na empresa do tio. “Com essa oportunidade, pude aprender uma profissão e o valor do trabalho”, agradeceu. Ele destacou que o tio sempre soube aproveitar as oportunidades de negócio e sempre está presente no dia a dia da empresa.

A filha Juliana Aparecida Foggiatto, que discursou em nome dos três filhos, recordou que o pai veio de uma família simples e humilde e enfrentou os desafios para proporcionar à sua família uma vida melhor. “Parabéns pelos 50 anos dessa caminhada, com muito trabalho e perseverança”, elogiou.

Um dos momentos mais emocionantes, foi a participação da neta Karina Foggiatto Barcelos Silva, falando por todos os netos, ela declarou que o avô, homenageado por ser um grande empreendedor, para os netos é um grande amigo. “Você é um orgulho para os seus netos. Para nós, seus netos, é amigo, engraçado, atencioso, amoroso, legal e inteligente”, numerou, “além de tudo isso, você é parceiro de praia, de festas, de viagens e de caminhadas”, acrescentou.

História

Olidir Francisco Foggiatto nasceu 16 de novembro de 1957, em São José dos Pinhais, em uma família de origem italiana. Desde cedo, junto com seus sete irmãos, ajudava seu pai Antonio Foggiatto, a lidar com vacas leiteiras e moinho. Em seguida, trabalhou em algumas oficinas mecânicas onde aprendeu o seu ofício.

Em  janeiro de 1975, deu início às atividades de sua própria oficina, no mesmo local em que a empresa está sediada até hoje e completará 50 anos no início do próximo ano. Em 1987, expandiu as atividades com a inauguração da loja de fornecimento de peças e tintas automotivas, com o objetivo de atender o público da região e demais oficinas que careciam de produtos de tecnologia similar àqueles que já eram utilizados pela empresa, consolidando, assim, o seu pioneirismo no ramo de reparos e fornecimento de insumos automotivos.

Desde a abertura da pequena oficina até os dias de hoje, muitas foram as conquistas de Olidir e sua família em seus negócios, conforme nos conta a História:

2000: Buscando ampliar as instalações e dar mais comodidade aos seus clientes, abriu uma filial em Curitiba, oferecendo serviços de reparos, bem como comércio de peças e tintas automotivas.

2003: Começou a atuar no segmento de transporte de veículos, máquinas e equipamentos.

2005: Ampliou seu ramo de atividades inaugurando o setor de mecânica automotiva para veículos de pequeno e médio porte.

2007: Entrou no ramo imobiliário com administração de bens, compra, venda e locação de imóveis.