Câmara Municipal lamenta morte de presidente do Conselho de Saúde, Jamaica

Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Robson Vieira da Silva, conhecido como Jamaica. Foto: Arquivo pessoal

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais lamenta a morte do presidente do Conselho Municipal de Saúde Robson Vieira “Jamaica” da Silva. Ele faleceu na noite desta segunda-feira (29) aos 52 anos, em sua casa, no bairro Cidade Jardim. Jamaica nasceu em 5 de janeiro de 1972 em Votuporanga (SP), mas foi em São José dos Pinhais que se destacou pela luta sindical e pela saúde pública.

Jamaica foi metalúrgico da Renault, diretor e assessor do Sindicato, da Força Sindical do Paraná e da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Paraná (Fetim). O sindicalista dedicou-se à bandeira da saúde atuando no Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba e nas assessorias da Fetim e da Força Sindical.  Participou e promoveu de ações de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais;  lutou pelo  fortalecimento da Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador (Cist) nos municípios e  dos Centros de Referência na Saúde do Trabalhador (Cerest).  

Em 2020, Jamaica foi empossado como presidente do Conselho Municipal de Saúde de São José dos Pinhais, onde representava os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sua marca registrada era o eketé, gorro litúrgico usado por seguidores de religiões de matriz africana no Brasil, como Umbanda e Candomblé.

Funeral

Robson “Jamaica” da Silva deixa mulher, filhas e neta. O velório acontece no Plenário Segismundo Salata da noite desta terça (30) até a manhã desta quarta-feira (1), quando será sepultado às 9:30 no Cemitério Pedro Fuss de São José dos Pinhais.

Leia também