Finger recebe Título de Cidadão Honorário de SJP

Diretor Geral da FAMEC recebe
Título de Cidadão Honorário de SJP

Pelo trabalho que vem desenvolvendo na área educacional deste município, o diretor geral da Faculdade Metropolitana de Curitiba – FAMEC, professor Almeri Paulo Finger, foi agraciado com o Título de Cidadão Honorário de São José dos Pinhais. A honraria, subscrita por todos os vereadores, foi entregue ontem (22), às 20h, durante sessão solene na Câmara Municipal.

Professores coordenadores de curso e alunos da instituição, além de autoridades municipais e amigos do homenageado prestigiaram a solenidade, que teve como orador oficial o presidente do Legislativo, vereador prof. Assis Manoel Pereira, que iniciou sua fala com uma citação da poetiza Cora Coralina: Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

Assis destacou ainda que “a maior preocupação do professor Finger, através dos anos, é de ser um homem de bem, servir ao próximo, sem nunca esquecer que se não tivesse recebido ajuda de uma pessoa em sua infância, sua história seria muito diferente”.

Após um breve relato da vida do homenageado e de seu extenso currículo, o vereador terminou seu discurso dizendo que, nestes nove anos em que o professor Finger está em nossa cidade, vem colaborando para o desenvolvimento de São José dos Pinhais e que, através da FAMEC está contribuindo na capacitação de pessoas, as quais haverão de construir uma cidade melhor e um futuro mais promissor.

Em seu agradecimento, o diretor geral da FAMEC, professor Almeri Paulo Finger, disse que não foi pequena a emoção ao ser comunicado do recebimento deste Título e que esta homenagem será um fato inesquecível. “Para quem se dispõe em conhecer meu currículo, verá que minha vida tem sido de muito trabalho”, comentou o homenageado.

Para Finger as oportunidades não devem ser desperdiçadas e “as conquistas somente são alcançadas com muito trabalho, disciplina e dedicação”.

Estiveram presentes os vereadores prof. Assis Manoel Pereira, Donizete Fraga, Carlos de Castro, Lucia Stoco, Joel Almeida e professor Walder Mulbak, além do prefeito Leopoldo Meyer, vice-prefeito Toninho da Farmácia, os coordenadores de curso da FAMEC, professores Paulo Henrique Cayres, Sonia Ribaski e João Carlos Adalberto Zolandeck, o diretor institucional daquela instituição, Cristian Bundt e representando a Faculdade Gama Filho do Rio de Janeiro, professor Luciano Gama.

O homenageado

Nasceu na cidade de Três de Maio, no Rio Grande Sul, é filho de pais descendentes de imigrantes. O pai é alemão e a mãe italiana. Tem três filhos, um deles de coração. Com a revolução de 1930, os bens de seu pai foram confiscados, ficando sem nada da noite para o dia, fato que os levaram a se mudar para a Vila de Chiapeta.

Com aproximadamente 10 anos, Almeri Paulo Finger, passou a freqüentar a escola pública, vender jornais e frutas na rua. Aos 13 anos, surgiu a possibilidade de trabalhar em uma lavanderia, coletando e entregando roupas. Para isso, seu pai o retirou da escola. Mais tarde foi trabalhar de aprendiz de alfaiate e de eletricista.

Para Finger a vida parecia definida, seria eletricista sem ao menos terminar os estudos fundamentais. Estava enganado, pois fez amizade com os filhos de uma família norte-americana que o adotou e, assim, lhe abriu as portas para os estudos. Abraçando a oportunidade, concluiu o Ensino Fundamental, formou-se em Letras e cursou mestrado. Na ocasião começou uma carreira de consultor e conferencista, nacional e internacional, para órgãos de governos e organizações privadas.

Em maio de 1978, recebeu o título de Ph.D em Gestão e Planejamento de Universidades, na Universidade de Varderbilt, uma das mais prestigiadas dos Estados Unidos, na Cidade de Nashiville, no Tennessee. Como foi o primeiro brasileiro a receber este título, o Ministério da Educação na época, através da Universidade Federal de Santa Catarina, o convidou a fazer parte de seu quadro docente e a estruturar o primeiro curso de Mestrado em Gestão Universitária do País.

No ano de 1998 foi convidado a ser Reitor da Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro. Nesse período começaram os estudos para a implantação de uma Instituição de Ensino Superior na Região Metropolitana de Curitiba, sendo o escolhido o município de São José dos Pinhais, por apresentar as melhores condições.

Nos últimos anos, o professor Almeri Paulo Finger vem dirigido a FAMEC com o objetivo de criar sistematicamente oportunidades para jovens e adultos cursarem estudos de nível superiore em uma instituição de qualidade, além de continuar trabalhando como consultor do Ministério de Educação, INEP e no Conselho Nacional de Educação.

Jornalista: Franciele Ulson
23/08/06