Sessões legislativas iniciaram nesta terça-feira

As sessões legislativas da Câmara Municipal de São José dos Pinhais iniciaram mais cedo este ano. O motivo foi as mudanças aprovadas no artigo 15 da Lei Orgânica Municipal, pelos vereadores ano passado, em atendimento à Emenda Constitucional nº 50, de 14 de fevereiro de 2006, que diminuiu o recesso parlamentar de 90 para 55 dias.

Presidida pelo vereador prof. Assis Manoel Pereira, reeleito presidente da Câmara Municipal para o biênio 2007/2008, e com novos componentes na mesa diretiva, a primeira sessão contou com a presença dos treze vereadores e do prefeito Municipal, Leopoldo Meyer, que na ocasião desejou as boas vindas a todos e agradeceu aos membros do legislativo pelos trabalhos desenvolvidos, no ano de 2006, em prol do município. “Desejo que este ano possamos continuar juntos, respeitando a independência dos dois poderes, sempre lutando para melhorar a nossa cidade, preparando-a para um futuro melhor”, acrescentou.

Ainda, em sua fala, o prefeito aproveitou a oportunidade para agradecer ao vereador Auro Luis, que reassumiu o cargo nesta data, pela contribuição e realizações frente à Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, cargo de secretário que exerceu nos dois últimos anos. O vereador Carlos Machado, que deixou o cargo por ser suplente de Auro Luis, também teve o seu trabalho, como vereador, reconhecido por Leopoldo Meyer.

Outro assunto abordado pelo prefeito Municipal foi a respeito do projeto de Lei nº 138, que autoriza o Executivo a contratar empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, visando financiar parcialmente o projeto de revitalização urbana e recuperação ambiental das bacias dos Rios Itaqui e Ressaca, no valor de 35 milhões de dólares. O prefeito solicitou a aprovação do projeto, pelos vereadores, pois é de suma importância para a comunidade são-joseense, principalmente daquelas que residem próximas das bacias desses rios e que foram altamente prejudicadas com a última enchente ocorrida no mês de janeiro deste ano. Encerrando seu pronunciamento ele desejou sucesso a todos e bons trabalhos em 2007.

Os vereadores são-joseenses, que mesmo em férias continuaram trabalhando junto aos seus eleitores, começaram seus trabalhos em plenário apresentando, nessa primeira sessão, 78 indicações solicitando os mais diversos serviços junto ao poder Executivo. Entre os pedidos estão: limpezas de valetas, terrenos, bueiros e pavimentação antipó em diversos bairros; colocações de bocas de lobo, manilhamentos e iluminação pública em várias ruas; implantação de dois campos de futebol; realizações de operações tapa-buracos; extensões de ruas; colocação de placas de sinalização de trânsito junto as escolas;  implantação de redutores de velocidade; construção de calçadas para pedestres e implantação de ensino médio, além de tantas outras. Os vereadores que apresentaram indicações foram José Vieira, Assis Manoel Pereira, Tarcisio Klettemberg, Carlos de Castro, Marcos da Vidofer, Walder Mulbak, Jairo Melo, Joel Almeida, Donizete Fraga e Lúcia Stoco.

A primeira sessão legislativa contou com a presença de vários representantes da comunidade, assessores parlamentares, imprensa são-joseense, autoridades e secretários municipais.

Auro Luis reassume como vereador

A primeira sessão ordinária da Câmara Municipal contou ainda com o retorno do vereador Auro Luis, que há dois anos encontrava-se licenciado e respondia pela pasta de Indústria, Comércio e Turismo do município.

Ao fazer uso da tribuna, o vereador disse estar muito orgulhoso em retornar a Casa. “Senti muita falta dos debates e discussões, mas hoje me sinto satisfeito em poder retornar a esta Casa de Leis”.

Na ocasião, agradeceu o Executivo pela oportunidade recebida, aos funcionários daquela Secretaria pelo apoio, e ao suplente Carlos Machado, que desenvolveu com dignidade o seu trabalho como legislador junto a esta Câmara.

Auro falou ainda sobre algumas das ações concretizadas no período em que esteve à frente da SICTUR, como a realização da 1ª Expomóveis, Natal na XV, inauguração do Portal Italiano, Linha do Turismo, Festa do Vinho, criação do CECAP, este em parceria com a Secretaria de Promoção Social, o qual foi destaque a nível nacional. O CECAP oferece cursos aos munícipes de baixa renda, como de garçon e de empregada doméstica.

Também fez uso da tribuna, o vereador Jairo Melo, que abordou sobre vários assuntos, destacando a violência e assaltos que vem ocorrendo na zona rural de São José dos Pinhais, principalmente na Colônia Murici, Malhada, Roça Velha, Avencal e Contenda. Ele cobrou ainda as promessas feitas pelas autoridades policiais militar e civis, quanto o aumento da segurança e implantação da patrulha rural. “A comunidade está desesperada e apela para que haja mais prevenção”, comentou o vereador, que esteve reunido em janeiro com moradores da Roça Velha.

Jornalistas: Nara Moreira e Franciele Ulson