Retorno da BR 277 poderá ser reaberto

Vereadora Lucia Stoco, juntamente com moradores, prefeito e deputado estadual Francisco Buhrer reivindicam trincheira.

Em reunião nesta segunda-feira (12) com o secretário de Estado de Transportes, Rogério Tizzot e representantes do Departamento de Estradas de Rodagem – DER, a vereadora Lucia Stoco, acompanhada por moradores da Borda do Campo e região, do deputado estadual Francisco Bührer e do prefeito Leopoldo Meyer reivindicaram a construção de uma trincheira na BR 277 e a abertura do retorno fechado recentemente pela concessionária Ecovia.

A concessionária Ecovia, responsável pelo trecho, há pouco mais de duas semanas fechou um dos retornos localizado próximo aquele bairro, causando revolta nos moradores, que nos dias 03 e 04 de fevereiro, como forma de protesto, fecharam a rodovia. Segundo os moradores, esta medida vem ocasionando transtornos, e alegam a distância a ser percorrida e o isolamento do bairro. “O povo quer uma solução. A situação está complicada tanto para os comerciantes como para os cidadãos”, explicou a vereadora Lucia Stoco, que também esteve conversando sobre o assunto, na última sexta-feira, com responsáveis pela concessionária.

Na ocasião, o secretário disse que tomará as devidas providências. No primeiro momento convocará a concessionária para discutir a reabertura do retorno, ao menos nos dias de semana. E, quanto à construção da trincheira, Tizzot afirmou que serão estabelecidos planos de ação e estudos para a sua viabilidade.

O bairro Borda do Campo, dividido pela rodovia 277 é considerado um dos bairros mais populosos do município de São José dos Pinhais. Atualmente, aproximadamente 45 mil habitantes residem na localidade, sendo que a grande maioria dos serviços, encontra-se em um dos lados, como posto de saúde, mercados, farmácias e escolas. Os moradores estão revoltados”, enfatizou a vereadora.

“Durante a reunião, o deputado estadual Francisco Bührer argumentou que a obra para a construção da trincheira naquela rodovia foi colocada como emenda no orçamento para este ano. Já o prefeito Leopoldo Meyer, sabendo da necessidade da construção desta trincheira, se propôs em fazer uma parceira executando a drenagem necessária.

Jornalista: Franciele Ulson