Campus da UTFPR em São José a um passo de se tornar uma realidade

Membro do Conselho de Educação da UFTPR expôs o projeto definitivo de implantação do Campus – São José dos Pinhais, em reunião realizada no poder Legislativo.

Nessa terça-feira (3), a Câmara Municipal de São José dos Pinhais sediou  importante reunião para a área de educação no município. Na ocasião, o Gerente de Relações Empresarias e Comunitárias e membro do Conselho de Educação da UFTPR, professor Décio Estevão do Nascimento, apresentou, para uma platéia de aproximadamente cem pessoas, o projeto definitivo para a implantação do Campus daquela instituição (antigo Cefet), em nossa cidade.

A mesa oficial do evento foi composta pelo presidente do Legislativo, vereador prof. Assis Manoel Pereira, pelo proponente de implantação do projeto, vereador Jairo Melo, pelo Prefeito Municipal, Leopoldo Meyer, e pelo vice-prefeito, Toninho da Farmácia. Estiveram participando do evento, os vereadores; Carlos de Castro, Donizete Fraga, Walder Mulbak e Tarcisio Klettemberg, além de secretários municipais, representantes de várias entidades de classe, diretores de escolas e membros da sociedade civil organizada.

Ao se manifestarem, tanto o presidente do Legislativo como do Executivo ressaltaram a importância do projeto para o município e que este sonho é compartilhado por toda a comunidade são-joseense. Eles também afirmaram que vão continuar a dar apoio integral para a viabilização do projeto. Já o vereador Jairo Melo, autor da idéia, aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os que contribuíram, de forma direta como indireta, para que a sua iniciativa se tornasse uma realidade.

Em sua explanação o professor Décio discorreu sobre todas as etapas do projeto, desde sua finalidade, estudos realizados, infra-estrutura e das necessidades futuras para a implantação definitiva da UTFPR. Ainda, segundo ele, serão ofertados os Cursos: Técnico de Nível Médio em Informática, Técnico de Nível Médio em Manutenção Eletromecânica

e um Curso Superior de Tecnologia em Alimentos. “A oferta desses cursos foi baseada nos indicadores, na experiência do Campus Curitiba e nas expectativas e vocações locais e regionais. Essa estrutura inicial tem uma grande possibilidade de expansão em direção a novas formações, como por exemplo: áreas de Eletrotécnica, Mecânica, Eletrônica, Alimentos, Química, Processos de Manufatura, entre outras”, destacou.

Também, frisou Décio, que a intenção na elaboração do projeto foi deixar claro a necessidade desses cursos tecnológicos atender, além de São José dos Pinhais, os municípios circunvizinhos (Tijucas do Sul, Pinhais,

Piraquara,

Fazenda Rio Grande,

Quatro Barras,

Mandirituba,

Agudos do Sul e Contenda

)

.  E, com isto, transformar esta cidade, em um pólo de educação, que atenda toda a demanda, que atualmente é de mais de 20 mil estudantes.

Com a realização dessa reunião, e contando com o apoio das autoridades presentes, o projeto de implantação do Campus – São José dos Pinhais será agora encaminhado ao Ministério da Educação para aprovação.  “Nessa etapa é de suma relevância o apoio de toda a comunidade, bem como das classes política e empresarial”, reafirmou o prof. Décio.

Jornalista Nara Moreira – 04/04/2007