Programa Vereador Mirim estimula contato com a democracia

Candidatos a vereadores mirins preparam suas campanhas para as eleições deste ano.

A equipe do Programa Vereador Mirim – projeto desenvolvido junto a Câmara Municipal – tem visitado as escolas inscritas, cumprindo o calendário das atividades deste ano. Durante as visitas, que tiveram início no dia 10 de abril, e já englobam 12 escolas, foi contabilizado até o momento mais de 500 candidatos inscritos em concorrer ao cargo de vereador mirim.

Os alunos candidatos têm recebido noções de cidadania, direito, constituição e progresso através de palestra proferida pelo coordenador geral do programa, professor Luiz Carlos Marques. Estas informações têm como objetivo, principalmente “iniciar a conscientização política, proporcionando o primeiro contato com a democracia, através da história da evolução das conquistas dos diretos humanos”, afirma o coordenador. Nesta etapa, além da palestra, os estudantes participam de dinâmicas de grupo, onde simulam partidos políticos.

No decorrer da dinâmica, os candidatos elaboram cartazes contendo propostas, que vão desde melhorias na educação, saúde, lazer, cultura e esportes, até ao combate contra o preconceito, tanto para dentro de suas escolas, quanto para a comunidade. Em seguida, os candidatos apresentam suas idéias, partidos e números de sua candidatura para os demais. Tais dados serão utilizados para as campanhas, a serem realizadas dentro de cada escola, e disponibilizados na urna eletrônica para o dia das eleições.

As visitas que estão sendo realizadas nas instituições de ensino inscritas encerram no dia 04 de maio. Após esta data, os candidatos a vereadores mirins já poderão iniciar suas campanhas eleitorais na comunidade escolar.