Butka recebe Título de Cidadão Honorário de São José dos Pinhais

Na noite desta quarta-feira (24), amigos, familiares e autoridades municipais e estaduais, prestigiaram o evento de entrega de título de Cidadão Honorário de São José dos Pinhais ao sindicalista Sérgio Butka e ex-vereador do município. A homenagem foi proposta pelo vereador Ailton Fenemê e aprovada pelos demais membros do legislativo.
A solenidade, que foi presidida pelo vereador prof.Assis Manoel Pereira, contou com a participação dos demais membros deste legislativo professor Walder Mulbak, Tarcísio Klettemberg, Ailton Fenemê, Auro Luis e Carlos de Castro. O plenário estava repleto também de admiradores, participantes e membros da força sindical, além de representantes e presidentes de outros sindicatos, e ainda contou com as presenças do vice-prefeito de São José dos Pinhais, Toninho da Farmácia, o Secretário Municipal de Trabalho e Emprego – representando o prefeito Beto Richa, Manasses Oliveira da Silva e o vereador de Curitiba Custódio da Silva.
O vereador Fenemê, proponente do título e orador oficial da sessão solene, em sua fala disse que o homenageado Sérgio Butka é natural de Marcelino Ramos, no Rio grande do Sul, e desde seus 17 anos fixou residência em Curitiba, já dando início a sua vida profissional. Em 1980, como trabalhador metalúrgico, ingressou no movimento sindical e, quatro anos mais tarde, assumiu a Secretaria Geral do Sindicato Metalúrgico e, em 1990, passou a ocupar o cargo de presidente, desde então o número de associados aumentou significativamente, tornando a categoria forte e atuante no estado do Paraná.
Ainda, segundo o orador, além de sindicalista, Butka foi vereador em São José dos Pinhais no ano de 2000, ocasião em que apresentou importantes leis que beneficiam o trabalhador do município. Atualmente é Presidente da Força Sindical do Paraná, Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba, vice-presidente Nacional da Força Sindical, Presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos, Membro do Conselho Automotivo Nacional e Membro do Fórum nacional do Trabalho.  Finalizando, Fenemê relatou inúmeras atividades desenvolvidas pelo homenageado no decorrer da sua vida profissional e como dirigente sindical.
O vice-prefeito são-joseense, Toninho da Farmácia também fez uso da palavra e enalteceu o trabalho realizado por Sergio Butka, quando vereador deste município, bem como da luta em favor dos metalúrgicos e dos mais necessitados, realizada, de forma incansável, pelo homenageado.
Emocionado, o mais novo cidadão honorário de São José dos Pinhais, agradeceu a honraria recebida e as homenagens prestadas. “Agora, mais do que nunca, vou continuar trabalhando e lutando pela população são-joseense, principalmente por aqueles que mais necessitam, lembrando sempre deste importante reconhecimento, pois São José dos Pinhais é especial para mim”, encerrou.
A solenidade, desta Quarta-feira, vai ficar registrada na vida dos participantes pelos vários momentos de emoção. Contribuiu para momentos inesquecíveis a cantora Marise, que entoou, além do hino nacional e do município, várias canções falando de amizade, amor e carinho.

Jornalista Nara Moreira – 25/10/2007