Lucia Stoco reivindica Centro da Juventude

Vereadora encaminha pedido para o Executivo solicitando que o Centro da Juventude, liberado para o município de São José dos Pinhais, seja construído na Borda do Campo

Atividades educativas e esportivas, disponibilizadas para a população através de laboratório, biblioteca, sala de informática, auditório, salas multiuso, ginásio poliesportivo, praça, teatro de arena e pista de skate. São essas as atividades e infra-estrutura que serão oferecidos pelo Centro da Juventude solicitado pela vereadora Lucia Stoco para a Borda do Campo. O pedido foi encaminhado para o prefeito Ivan Rodrigues através da indicação nº 1436/2009 e apresentada na tarde de ontem (23), durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores.
Parece um sonho, mas não é, pelo menos para trinta municípios do Paraná, entre eles São José dos Pinhais, que serão contemplados com esse projeto desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Criança e do Adolescente.
Para a vereadora, tal projeto vem de encontro com os anseios das necessidades de atendimento das crianças e adolescentes que vivem no bairro Borda do Campo, o qual é o mais populoso de São José dos Pinhais. Durante o seu discurso, Lucia Stoco argumentou o seu pedido para que o Centro da Juventude seja implantado no bairro Borda do Campo, baseada em dados, que detectou que o bairro está em conformidade com os requisitos exigidos pela Secretaria de Estado da Criança e do Adolescente, bem como, com o CEDCA – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que apontam os índices sociais que devem ser combatidos com os Centros da Juventude, e que estão contidos na liberação nº 004/2009, como: os altos índices de violência que atinge a população infanto-juvenil, fracasso e evasão escolar, uso abusivo de drogas, ausência de oportunidades de formação profissional e dificuldade de acesso a atividades socializadoras.
Segundo a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (SEDU), responsável pelo projeto arquitetônico dos Centros da Juventude, cada unidade deve custar cerca de R$ 2 milhões – entre gastos com a construção e aquisição dos equipamentos. Toda a obra será financiada com recursos do Tesouro do Estado através do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e a manutenção será de responsabilidade dos municípios. Mas, de contrapartida, o Governo Estadual solicita aos municípios beneficiados a doação de um terreno de no mínimo 6 mil m² para a construção da referida obra.  Sabendo disso, a vereadora Lucia Stoco teve mais um importante argumento para a viabilização do seu pedido na Borda do Campo. “A Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais possui na Borda do Campo um imóvel de aproximadamente 7.800 m², que fica localizado aos fundos da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz. Parte deste terreno pode ser disponibilizada para atender a contrapartida solicitada pelo Governo Estadual”, destacou a vereadora.
Na oportunidade, a vereadora parabenizou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo prefeito Ivan Rodrigues e toda a sua equipe, no intuito de trazer investimentos para a construção de obras importantes para a cidade, as quais beneficiarão a população são-joseense, como o Centro da Juventude, investimento esse trazido pela Secretaria de Promoção Social, que tem a frente da pasta o secretário Paulo Gomes. “O secretário Municipal de Promoção Social, Paulo Gomes, vem realizando ações inovadoras na secretaria”, disse Lucia Stoco. Exemplo disso foi o Mutirão da Solidariedade, colocado em prática em parceria com as Associações de Moradores e a colaboração de voluntários do próprio bairro, cabendo a prefeitura fornecer os materiais necessários para recuperar as instalações dos CRAS – Centros de Referência de Assistência Social, localizados no Guatupê e no Jardim Ipê. O resultado prático dessa ação: R$ 30 mil reais de economia aos cofres públicos.
Além disso, “o secretário reabriu as cozinhas comunitárias, colocou em prática o projeto Atitude – o qual aborda os bairros Afonso Pena, Jardim Itália e Planta São Marcos, proporcionando aos adolescentes e jovens, oficinas culturais, esportivas e capacitação para o mercado de trabalho – e construiu, em parceira com a Secretaria Municipal da Saúde, o Centro de Assistência Psico-Social da Infância – CAPSI”, enumerou.
Para a vereadora Lucia Stoco, as atividades que serão disponibilizadas pelo Centro da Juventude, podem ser transformadas em realidade para os moradores da Borda do Campo, uma vez que o bairro carece desse tipo de investimento e está em conformidade com as exigências necessárias. “O Centro da Juventude será um espaço para estudo e formação. Um espaço de encontro e divertimento e, principalmente, um espaço democrático e de inserção social para as nossas crianças, jovens e adolescentes”, frisou a vereadora, que solicitou ainda, que a estrutura funcional exigida pela Secretaria Estadual da Criança e do Adolescente, seja contemplada pela estrutura de funcionários do CRAS Borda do Campo, que hoje funciona limitadamente nas dependências da Paróquia.
As cidades que inicialmente serão contempladas com os Centros da Juventude são: Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Londrina, Cascavel, Guarapuava, São José dos Pinhais, Paranaguá, Castro, Maringá, Prudentópolis, Almirante Tamandaré, Campo Largo, Piraquara, Campo Mourão, Pitanga, Irati, Apucarana, Lapa, Francisco Beltrão, Toledo, Pinhais, Umuarama, Telêmaco Borba, Paranavaí, São Mateus do Sul, Cambé, Palmas, Laranjeiras do Sul, Jacarezinho e Guaratuba. Cada Centro da Juventude contará com um bloco para atividades educativas – que vai abrigar laboratório, biblioteca, sala de informática, auditório, salas multiuso e um bloco para atividades esportivas, contando com praça, teatro de arena, pista de skate e ginásio poliesportivo.

Vereadora Lucia Stoco

imprensa.luciastoco@gmail.com