Secretário Municipal da Saúde fala sobre as políticas públicas da sua pasta aos vereadores

Atendendo convite dos vereadores são-joseense, o Secretário Municipal de Saúde, Alan César Diório, esteve na Câmara Municipal, no último dia 21, participando da sessão ordinária, para falar das políticas públicas da sua pasta na atual gestão. Ele iniciou sua fala dizendo que a área da saúde do município tem vários problemas crônicos, principalmente estruturais.

Entre os problemas citados estão a falta de recursos humanos, unidades de saúde com funcionamento precário e no Complexo Hospital da Rui Barbosa falta energia. Quanto a municipalização do Hospital e Maternidade São José, Alan ressaltou que as dificuldades existentes são em decorrência do período de transição.

Ainda, segundo o Secretário, o município está fazendo os investimentos necessários. “Primeiramente temos que priorizar o atendimento básico, feito isto, passaremos para os de média complexidade. Com relação as especialidades, estas levarão mais tempo.

Na oportunidade, todos os vereadores fizeram uso da palavra para questionarem e tirarem dúvidas sobre o assunto. Uma das indagações foi quanto ao fechamento do Hospital Municipal Atílio Talamini. Respondendo o responsável pela pasta da Sáude disse que no momento isto não aconteceria, mas que é intenção da administração municipal transferir as atividades deste hospital para o hospital São José, quando este estiver funcionando plenamente.

Outro ponto levantado pelos membros do legislativo foi sobre a falta de exames. Nesse aspecto o Secretário concordou, mas disse que no final do mês de maio estarão sendo realizadas licitações para resolver o problema. Muitas outras reclamações foram feitas pelos vereadores sobre a falta de atendimento, tanto nas unidades de saúde, como no próprio Hospital e Maternidade São José.

O Secretário encerrou sua participação dizendo estar empenhado para melhorar a saúde no município. Também falou da necessidade das consultas médica passarem por avaliação técnica, respeitando os princípios do Sistema Único de Saúde-SUS, que é atender quem mais necessita.

Presidente do CONSEG faz uso da Tribuna Livre

Na mesma sessão ordinária da Câmara Municipal esteve fazendo uso da Tribuna Livre o presidente do Conseg-Conselho de Segurança de São José dos Pinhais, Jaiderson Rivarola. O objetivo da sua fala foi explanar sobre algumas atividades do Conseg e divulgar o Programa Fala José.

Idealizado por um empresário do município, o programa consiste na parceria entre as Policias Militar e Civil, junto com a comunidade. O princípio é incentivar a população a perder o medo de denunciar. Conforme Rivarola, cartilhas nesse sentido estão sendo distribuídas e já estão dando resultados positivos. Também estão sendo realizadas reuniões com a comunidade, onde estas dão sua opinião e fazem sugestões de melhorias, visando melhorar a segurança no seu bairro.

Jornalista Nara Moreira – 25/05/2009