Vereador Onildo visita área rural de São José.

Moradores e comerciantes da região de Papanduvas da Serra reivindicaram melhorias às autoridades presentes.

O vereador Onildo participou, nesta sexta-feira (14), juntamente com demais autoridades do município, da reunião promovida pelo Comunseg (Conselho Comunitário Municipal de Segurança Cidadã) de Papanduvas da Serra.

Na ocasião, a comitiva conheceu a região que abrange Capão Grosso, Estrada da Gamela, Catas Altas e Papanduvas da Serra, bairros da área rural de São José dos Pinhais onde vivem cerca de 200 (duzentas) famílias.

Entre as principais reivindicações da população estão a segurança, pavimentação das estradas e comunicação. “As empresas de telefonia cobram muito caro para instalar linhas de telefone aqui e os celulares dificilmente funcionam. Este problema implica em falta de segurança também”, reclama Terezinha Tartaia, comerciante da região.

Após almoço oferecido pelos moradores da região, o presidente do Comunseg – Papanduvas da Serra, João Almeida, agradeceu as autoridades presentes e colocou a disposição de todos um documento discorrendo sobre os problemas que a população enfrenta no local. “Precisamos de melhorias nas áreas de segurança, iluminação pública, transporte e comunicação. Aqui, o transporte público circula apenas uma vez por semana, os telefones funcionam mal e os comerciantes não conseguem escoar suas mercadorias, pois as estradas estão péssimas. A população está lutando pelo desenvolvimento da região”, afirmou João Almeida.

Em resposta ao presidente do Conselho e à população de Papanduvas da Serra e arredores, o vereador Onildo agradeceu a comunidade e membros do Comunseg pelo convite. “Esta iniciativa é um grande passo para resolver os problemas do local. Tudo que estiver ao nosso alcance nós vamos fazer. Sou filho de agricultores e entendo as necessidades da área rural. Se as pessoas dessas áreas organizarem-se e cobrarem o poder público, com certeza obterão êxito”, completou o vereador.

Estiveram presentes no evento, ainda, representantes da 1ª Cia. da Polícia Militar, Guarda Municipal, Diretoria de Relacionamento com a Comunidade e Secretarias de Educação, Segurança, Urbanismo, Viação e Obras Públicas, Meio Ambiente e de Governo.

Comunseg

O Comunseg (Conselho Comunitário Municipal de Segurança Cidadã) é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Segurança de São José dos Pinhais e foi organizado para discutir, analisar, planejar e acompanhar a busca de soluções dos problemas de segurança, através de campanhas educativas e promoção do entendimento e cooperação entre as lideranças locais. O cidadão tem participação direta nesse projeto, pois o Conselho é formado por voluntários que queiram participar de causas sociais.

A diretoria de Relacionamento com a Comunidade da Secretaria de Segurança disponibiliza o endereço de e-mail: relacionamento@sjp.pr.gov.br para quem quiser obter mais informações.

Renata Teixeira Gomes

Assessoria de Imprensa 17/08/09