Vereador Profº Walder empenhado na construção da nova sede da Assopinho

Criada há um ano, a Assopinho (Associação dos Pinhoeiros de Tijucas do Sul e São José dos Pinhais), ganhará nova sede com o apoio do vereador professor Walder Mulbak. Com recursos do governo federal e terreno doado pela prefeitura de Tijucas, a nova sede da Associação contará com câmara fria, viveiros e, além disso, serão oferecidos cursos de culinária e artesanato produzido com pinhão.

Para realização do projeto da sede, o professor Walder, em parceria com Luiz Aleixo, Secretário da Associação, obteve o apoio e os serviços do arquiteto Luiz Balin, que está planejando a planta do prédio. Ainda, é parceiro da cooperativa, Marcelo Lubas da Fupef (Fundação de Pesquisas Florestais da UFPR).

Para o vereador o trabalho da Assopinho é fundamental, pois, “queremos que os produtores de pinhão tenham conhecimento e apoio para comercializar seus produtos. A Associação tem por objetivo o desenvolvimento sustentável através da venda do pinhão, para que o corte do Pinheiro, que é um símbolo do Paraná, seja abolido definitivamente.”

A Associação dos Pinhoeiros de Tijucas do Sul e São José dos Pinhais tem 25 (vinte e cinco) agricultores associados e espera aumentar esse número com a inauguração da nova sede. A previsão de liberação de recursos do governo federal é de cerca de dois anos.

Renata Teixeira Gomes

Assessoria de Imprensa 22/09/09