Vereadoras-Mirins do Colégio Irmã Ambrósia Sabatovich tomam posse

Pais, professores, alunos e autoridades participaram da solenidade na Colônia Marcelino

Após a diplomação dos Vereadores-Mirins de várias escolas do município, realizada no último dia 22 de setembro na Câmara Municipal, chegou a vez dos pequenos políticos tomarem posse dos seus cargos. Durante a tarde de ontem (14) as oito vereadoras-mirins eleitas pelos alunos do Colégio Estadual Irmã Ambrósia Sabatovich, localizado na Colônia Marcelino, elegeram sua mesa diretiva e tomaram posse.

Em clima de democracia, o roteiro da solenidade foi seguido exatamente como na Câmara Municipal: eleição secreta para os cargos de Presidente, Vice-Presidente, 1º Secretário e 2º Secretário, juramento de posse e assinatura dos termos de compromisso.

Em discurso, a vereadora-mirim Fabiana Dalmédico, 11 anos, afirmou que assumirá o cargo com muita responsabilidade, tentando atender as reivindicações dos colegas. “Serão dois anos de muito aprendizado”, completou a aluna.

Em seguida, fizeram uso da palavra as professoras que coordenam o programa no colégio, Elizabete e Isabel.  Para elas, a iniciativa auxilia os alunos a entenderem a dimensão do trabalho dos vereadores. A diretora Irmã Maria Gaioka parabenizou as novas vereadoras-mirins e destacou a necessidade destas reivindicarem melhorias para o colégio e comunidade, como por exemplo, a instalação de linhas telefônicas.

O vereador Professor Imar Augusto parabenizou os professores pelo seu dia (15 de Outubro). Segundo ele “a democracia se faz através da participação política desde criança. As autoridades têm que se engajar mais na educação para que tenhamos uma sociedade justa, para que a população possa cobrar seus direitos e cumprir seus deveres. Esse é o exercício da plena cidadania”.

Estiveram presentes no evento os vereadores Sylvio Monteiro, Onildo dos Santos, Toninho da Anderson, Mari Temperasso, Professor Imar Augusto, o ex- prefeito de São José dos Pinhais, Leopoldo Meyer, o coordenador do programa Vereador-Mirim, Luiz Keppen, o assessor do vereador Professor Walder Mulbak, Ricieri Garbelini, além de pais, alunos e professores.

No decorrer dos meses de setembro e outubro foram empossados ainda, os vereadores-mirins dos colégios estaduais Afonso Pena, Chico Mendes, Unidade Pólo, Guatupê, Lindaura R. Lucas, Maria Vidal Novaes, Padre Antônio Vieira, São Cristóvão e Barro Preto. Serão empossados, nos dias 23 e 28 de outubro, respectivamente, os vereadores-mirins dos colégios estaduais Angelina A.C. do Prado (Caic) e Costa Viana.

Renata Teixeira Gomes

Assessoria de Imprensa 15/10/09